24 junho 2013

Concurso de Ideias para regeneração urbana no Porto


A regeneração urbana para o quarteirão delimitado pela Rua Álvares Cabral, Praça da República/ Rua Mártires da Liberdade, Rua dos Bragas e Rua de Cedofeita, e espaço público confinante é o mote para o Concurso Internacional de Ideias, lançado pela Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (OASRN).

Será na próxima 4ª feira, dia 26 de Junho, na Biblioteca de Serralves, o lançamento oficial do concurso e que conta com apresentação dos arquitectos José Fernando Gonçalves, presidente da OASRN, e de Alberto Cuchí, um dos comissários do concurso. O evento irá ainda contar com uma síntese dos temas abordados ao longo do Ciclo de Conferências e Conversas Públicas 'A Cidade Resgatada', pelos arquitectos Nuno Grande e Ana Maio.

O objectivo do concurso é contribuir para a reflexão e debate em torno dos processos de regeneração urbana e o diálogo interdisciplinar, propondo estratégias operativas para esta área específica da cidade, na articulação entre o eixo da Boavista e da Baixa do Porto.

Segundo a OASRN os concorrentes são desafiados a apresentar ideias para a dinamização de novas formas de vivência e apropriação cívica da cidade e encorajar a localização de novas actividades, através da promoção da reactivação de velhos usos e dinamização da fixação de novos empregos, tendo em consideração a requalificação do interior do quarteirão e do edificado existente.

O Concurso integra a programação 2012/2013 do projecto Norte 41° - Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade que conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Fonte: Diário Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.