O apoio financeiro concedido pelo Millennium bcp à compra de lojas é feito através de leasing, com taxas muito favoráveis, dependendo, obviamente, do risco do cliente.
O financiamento seguido pelo banco Millennium bcp tem-se mostrado fundamental na diferenciação da oferta existente em relação ao mercado de particulares. Assim, “para muitos clientes compradores, o facto de se tratar de um imóvel da banca, torna-se um factor decisivo, em virtude do financiamento concedido”, considera Jorge Marques, coordenador da loja ERA Braga Avenida da Liberdade.
Na opinião de José Araújo, director do Millennium bcp, “o apoio financeiro à compra deste tipo de imóveis é feito através de leasing, com taxas muito favoráveis, dependendo, obviamente, do risco do cliente”.
No concelho de Braga o banco tem, actualmente, em venda mais de 15 espaços localizados próximo do centro da cidade. “A maioria tem uma área bruta entre 110 m2 e 150 m2, sendo essencialmente lojas de rua e destinadas ao comércio”, refere José Araújo.
O Millennium bcp tem neste momento uma acção comercial a decorrer nos diferentes concelhos do distrito de Braga, tornando, assim, especialmente atractivo o investimento em espaços comerciais, devido aos valores de oportunidade que são praticados.
Este ano, no concelho de Braga, foram vendidos já vários espaços idênticos aos que estão agora em comercialização, com valores médios de 70 mil euros.
Na actual campanha os valores médios de comercialização das lojas são de, aproximadamente, 41 mil euros e com áreas de 85 m2.
Na opinião do responsável “há alguma dinâmica comercial nesta cidade que nos leva a pensar que vamos ter sucesso em mais esta ação promocional”.
Especialização dos mediadores
“A venda das lojas é feita preferencialmente - como sempre aconteceu no banco - através de mediadores, nalguns casos também em campanhas de promoção ou em leilões”, considera José Araújo.
Na sua opinião, gradualmente tem vindo a assistir a alguma especialização na venda dos imóveis comerciais por parte dos profissionais da mediação. “A oferta de lojas é superior aos imóveis habitacionais e alguns mediadores vêem aqui uma oportunidade de aumentar o seu portfólio e de incrementar as vendas”, acrescenta. Alerte-se que os mediadores estão a abordar o mercado de forma diferenciada, segmentando os alvos da sua intervenção comercial através do estudo do tipo de actividade comercial que cada imóvel poderá propiciar.
Investidores compram lojas para arrendar no futuro
A procura de lojas é feita especialmente pelos comerciantes e empresários em geral. Contudo, “alguns deles são investidores que compram com o objectivo de colocar no arrendamento no futuro, principalmente nas zonas mais centrais da cidade”, considera José Araújo.
Braga é um dos concelhos do país onde existe mais população jovem, e, por isso, onde deveriam existir mais projectos de empreendedorismo, fomentando, assim, a aquisição de lojas. Contudo, “neste momento isso não tem sido ainda evidente nos nossos imóveis”, alerta o responsável do Millennium bcp.
Na opinião de Jorge Marques, da loja da ERA Braga, “o empreendedorismo é ainda um fenómeno com expressão recente, devido à crise sentida nos últimos dois anos. Porém, nota-se já um aumento de projectos nesse sentido e, consequentemente, irá haver uma maior procura de imóveis no futuro”.
De referir que a cidade de Braga dispõe de uma vasta oferta de lojas, sendo possível encontrar um grande número de imóveis vazios, o que o torna um mercado muito concorrencial.
De acordo com o responsável da ERA, neste momento, as lojas em comercialização do Millennium bcp“situam-se em zonas urbanas consolidadas. A maior parte delas confronta directamente para a rua. Apenas uma minoria se situa em centros comerciais”.
Os preços variam bastante, consoante a localização e as áreas das lojas, sendo que vão desde 6200 euros (35 m2) até aos 79 mil euros (191 m2).
Na comercialização das lojas a estratégia da ERA consiste em apostar nos meios de marketing da rede de mediação. No caso da loja da ERA Braga Avenida da Liberdade, que fica na principal avenida da cidade, tem uma enorme exposição e passagem de transeuntes. Assim a colocação dos anúncios dos imóveis nas montras da loja é uma mais-valia considerável.
“As lojas ERA de Braga Avenida da Liberdade e Santa Tecla estão também presentes nos principais eventos da cidade, tanto a nível regional, como nacional. O processo de marketing é contínuo”, adverte Jorge Marques.
De acordo com os dados da Confidencial Imobiliária, em Braga, a área total em oferta de lojas para arrendamento ascende a 10 mil m2. Mesmo assim, no segundo trimestre de 2013, esse mercado não atingiu o volume de Cascais e Aveiro nos quais a oferta para arrendamento de era 18,6 mil m2 e 17,1 mil m2, respectivamente.
Em Portugal Continental, os preços das lojas caíram no 2º trimestre deste ano. O Índice de Preços Corporate apresentou, neste segmento, uma variação homóloga de -1,6%. Por sua vez, as rendas das lojas apresentaram, no 2º trimestre de 2013, uma queda homóloga de 1,7%.
Fonte: Público
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