17 outubro 2013

Investimento europeu começa a recuperar


De acordo com o mais recente estudo da Worx, W Market Review, relativo ao 1º semestre de 2013, o mercado de investimento europeu começa a mostrar sinais de recuperação e um aumento no dinamismo.

Este relatório mostra que, apesar da atual conjuntura vivida na Zona Euro, o imobiliário continua a ser visto como uma alternativa consistente para o investimento, o que se traduz numa recuperação do mercado.

Durante este semestre, registou-se um aumento da performance do mercado, que totalizou um volume de 54.100 milhões de euros na Europa Ocidental, que representa um crescimento de 10% face ao mesmo período em 2012. Destacam-se os mercados do Reino Unido e Alemanha, que registaram os aumentos mais significativos.

De notar que o grosso dos negócios se deve sobretudo aos fundos de investimento, e que o interesse dos investidores continua a estar focado nos ativos prime, e principalmente no setor dos escritórios (num volume total de investimento de 24.800 milhões de euros). É a carência de stock que trava o crescimento dos negócios, segundo a Worx.

Já o setor da hotelaria e serviços ultrapassa o retalho, crescendo 46% face ao período homólogo, sendo que o investimento em retalho atingiu os 12.300 milhões de euros (+20% que no 1º semestre de 2012).

Nomeadamente em Portugal, o dinamismo do mercado imobiliário deveu-se às operações realizadas no setor do retalho, nas quais a compra de 50% do CascaiShopping pela Sonae teve um impacto significativo.

Neste semestre, verificou-se que os investidores internacionais começaram a encarar Portugal como uma alternativa e com boas oportunidades de investimento.

Deverá, a partir de agora, existir uma tendência de estabilização para os ativos prime, sendo que os ativos secundários tenderão a manter uma pressão de subida.

A Worx espera que, apesar do clima animador, o volume total de investimento em 2013 mantenha o nível registado em 2012, uma vez que se prevê uma diminuição do dinamismo em alguns mercados até ao final deste ano.

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.