13 dezembro 2013

Casas vão continuar a perder valor e procura também vai diminuir


No relatório de estabilidade financeira, divulgado pelo banco central, este alerta que "embora exista evidência da ausência de uma “bolha” nos preços do imobiliário em Portugal semelhante à ocorrida noutros países sob pressão, não serão de excluir correções adicionais dos preços".

A instituição considera que "a exposição do sistema bancário português ao setor imobiliário, seja direta ou indiretamente (nomeadamente através da detenção de unidades de participação em fundos de investimento de risco associado ao setor imobiliário), constitui também um elemento importante de incerteza para a estabilidade financeira".

Este ajustamento dos preços em baixa decorre não do esvaziamento de uma bolha, que o BdP diz não ter existido, mas antes das tensões entre procura (pouca) e oferta (excessiva). As correções de preços, a acontecerem, serão "consentâneas com o ajustamento gradual do mercado habitacional português após o aumento significativo da oferta observado no passado, com a situação económica interna e a necessidade de redução do endividamento das famílias, e com uma eventual dinamização do mercado do arrendamento".

"A fim de precaver eventuais efeitos negativos sobre o setor financeiro, foram recentemente definidos, pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, alguns princípios que visam garantir uma avaliação prudente dos ativos imobiliários", refere a instituição governada por Carlos Costa.

Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.