12 dezembro 2013

Semana da Reabilitação Urbana 2014 anima Lisboa de 19 a 26 de março


O Páteo da Galé e o MUDE, na Rua Augusta, vão receber os eventos destinados a todos os públicos com celebrações de rua, animação, conferências e exposições.
A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é um evento multi-dinâmico que celebra o movimento de regeneração das cidades e que chega a Lisboa nos dias 19 a 26 de março do próximo ano. O evento é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

A apresentação da Semana da Reabilitação, realizada no final da última semana, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa e contou com as presenças do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, e representantes das principais associações empresariais com interesse na reabilitação urbana, bem com das duas entidades organizadoras da iniciativa.

Manuel Salgado, Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, alertou para a urgência e necessidade da reabilitação urbana.

“Necessitamos de um novo paradigma que assente na renovação dos centros das cidades, no arrendamento e num novo modelo de mobilidade.

Em Lisboa, a ocupação dos fogos vagos e dos edifícios devolutos poderia devolver à cidade mais de 20.000 habitantes”, referiu.

Os eventos previstos na agenda da Semana da Reabilitação prometem animar a capital e têm como público-alvo profissionais que intervêm nesta área – desde arquitetos, a promotores, projetistas, investidores ou fornecedores de materiais -, a comunidade estudantil, famílias e crianças, e, de forma geral, todos os lisboetas e turistas que visitam a cidade numa festa que irá celebrar e divulgar a reabilitação e revitalização das cidades, e que irá incluir a arte e cultura como componentes essenciais deste movimento. O evento prevê a realização de conferências, workshops, tertúlias, exposições, instalações urbanas e eventos de animação de rua, com ações e intervenções que serão também dinamizados pelos mais diversos parceiros que se associaram ao evento.

No Páteo da Galé será criado o Espaço da Reabilitação Urbana, o ponto de encontro obrigatório no roteiro da semana e que pretende ser um agregador do público em geral e dos profissionais do mercado.

Além de incluir um auditório com capacidade para 80 pessoas, este espaço integrará três grandes áreas temáticas. A área Institucional destacará as principais iniciativas da autarquia de Lisboa, dos organismos públicos e das principais Associações Profissionais que apoiam e promovem a Reabilitação Urbana. A área Inovação acolherá as empresas que apresentam as soluções mais inovadoras a dar nova vida aos edifícios, com maior eficiência e conforto. Por seu turno, a área Viver reunirá a maior oferta de imóveis reabilitados de sempre, convidando a voltar a viver, trabalhar, investir ou arrendar no centro das cidades. A iniciativa conta com inúmeros os apoios do setor empresarial, institucional e académico. No setor empresarial, estão já confirmadas a Schmitt+Sohn Elevadores, a Secil, a Decorpita, a Corticeira Amorim, a Sika, a Weber, a Cushman & Wakefield, a CBRE, a Lucios, e a Secil Argamassas.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.