12 fevereiro 2014

França e China são mercados estratégicos para a internacionalização do SIL 2014


Em 2014 e dando continuidade à estratégia já definida nos últimos anos, a organização do SIL - Salão Imobiliário de Portugal reforça o enfoque nos mercados externos, afirmando-se como o mais dinâmico parceiro estratégico no apoio à internacionalização das empresas do sector da construção e do imobiliário.

A captação de investimento estrangeiro para Portugal, através da atração de novos investidores para o salão realizado em Lisboa, e a internacionalização do sector imobiliário, levando as empresas nacionais para mercados em expansão, é uma prioridade estratégica da Fundação AIP, indo ao encontro das medidas lançadas pelo Ministério da Economia ainda em 2012.

Citando Maria João Rocha de Matos, directora-geral da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, “o SIL afirma-se cada vez mais como uma plataforma de excelência no apoio à internacionalização das empresas portuguesas num sector tão importante como o da construção e do imobiliário”, acrescentando a responsável que esta evidência se concretizou “na edição de 2013 do Salão onde, a convite da organização do SIL e da CIMLOP, estiveram presentes cerca de 100 investidores europeus, chineses e de países da CPLP, o que originou a realização de 750 reuniões com mais de 150 empresários portugueses. Esta iniciativa trouxe alento e positivismo a um sector que tem atravessado períodos agitados”.

Para Maria João Rocha de Matos “a vinda de investidores estrangeiros a Portugal e as acções que promovemos além-fronteiras com empresários portugueses, fazem parte de toda uma estratégia concertada da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, cooperando com as empresas nacionais no fomento da sua expansão em novos mercados.”

As acções da Fundação AIP no sector assentam numa parceria estratégica com a CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa e com a APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, bem como com as principais associações dos respetivos países e com os promotores, mediadores e bancos portugueses, que se unem num esforço conjunto para o sucesso das participações portuguesas e no contacto dos empresários nacionais com novos mercados.

França, pela representação forte da comunidade lusófona e pelo mercado sénior, e China, pelas potencialidades das medidas “Golden Visa” ou “ARI”, afiguram-se nesta abordagem como os mercados mais relevantes na estratégia de internacionalização do SIL em 2014.

“O mercado imobiliário português tem assistido a uma retoma da sua dinâmica, enfatizada essencialmente pelos Vistos Gold e pelo Regime Fiscal de Residentes Não Habituais. Apesar de serem dois programas diferentes, acabam por cruzar-se contribuindo em muito para a captação de investimento externo para o nosso país. O mercado chinês e o francês têm sido dos que mais têm olhado para o nosso país como uma oportunidade de investimento seguro e rentável, sendo por isso dois dos mercados escolhidos como destinos estratégicos para a internacionalização do Salão Imobiliário de Portugal”, afirmou Luís Lima, Presidente do Conselho Estratégico do SIL 2014.

Na sua edição em Portugal, a decorrer de 8 a 12 de Outubro, na FIL, o SIL 2014 continuará igualmente a apostar num programa muito vocacionado para a internacionalização, desenvolvendo uma série de actividades que visam a captação de investidores estrangeiros, nomeadamente, do Continente Africano, da Ásia e da Europa.

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