15 fevereiro 2014

Investimento estrangeiro em imobiliário aumentou


A política de charme que Portugal tem encetado nos últimos tempos e os incentivos ao investimento estrangeiro no nosso país no sector imobiliário tem finalmente começado a dar frutos. No final de 2013 registou-se um aumento do investimento directo estrangeiro no imobiliário nacional.


Segundo o Market Outlook de Fevereiro de 2014, do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e das Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, em Abril de 2013 o investimento foi de 46,2 milhões de euros, em Julho foi de 55,7 milhões de euros e em Setembro já atingiu a fasquia dos 77,5 milhões de euros.


Números onde revelam que Portugal está a conquistar o mercado internacional. Os Golden Visa têm sido uma das causas para este interesse do investidor estrangeiro. Os chineses têm sido um dos principais beneficiários, assim como brasileiros e russos. O número de visto aumentaram exponencialmente no final do ano de 2013 e a compra de imobiliário nacional foi uma das principais formas de alcançarem o desejado Visto Gold.

Contudo, nem só o mercado imobiliário atrai os estrangeiros e o valor do Peso do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) no imobiliário em termos de IDE total, não sofreu grandes alterações e desceu inclusive em Setembro de 2013 com um peso de 1,75%, depois de ter andado entre os 2,30 e 2,74% ao longo do ano.

Aumento da confiança na construção e imobiliário

Mas este aumento de investimento estrangeiro trouxe alguma confiança ao sector imobiliário em Portugal, já para não falar do indicador de clima económico que de Junho até Novembro foi sempre a subir, apesar de ainda se registar na linha negativa. Se começou nos -2,7 em Junho de 2013 em Novembro já terminou no -1,2, bem mais perto da linha positiva.

Também o Indicador de confiança na Construção apresentou algumas mudanças, não tanto quanto se desejaria mas verificou-se uma ligeira subida na confiança deste segmento de mercado. Se em Junho era de -58,9 em Novembro era de -50,0.

O mesmo acontece com o Índice de confiança na Mediação Imobiliária, apesar de uma ligeira subida ainda se mantém em terreno negativo. Apesar disso os sinais positivos no final do ano de 2013 trouxeram algum ânimo ao mercado e aos mediadores.

Estes números significam que o imobiliário dá pequenos passos para conseguir conquistar alguma confiança, sobretudo com a subida na entrada de investimento estrangeiro. Essa tem sido uma das causas apontadas pelo retorno de algum optimismo e confiança no imobiliário nacional.

Fonte: Diário Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.