23 fevereiro 2014

Setor tem 6 mil milhões de crédito malparado à banca


O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) considera que a banca "fez mal ao setor", que é atualmente o responsável pelo maior volume de crédito malparado. "Durante muitos anos a banca apostou no setor da construção e imobiliário, mas num determinado momento entendeu fechar a torneira", explicou Manuel Reis Campos, que considera, no entanto, que "essa situação está para ser ultrapassada", já que, "como outros agentes, quando vê que o setor começa a dar uns passos começa também a interessar-se".


A construção e imobiliário deve atualmente às instituições financeiras um total de 31 mil milhões de euros, sendo que seis mil milhões é crédito malparado. "Não há paralelo com nenhuma atividade. É o sector que deve mais e o que está em maior risco". 

O presidente da CPCI entende que "a banca deve ter cuidado com o setor", uma vez que está em causa um elevado endividamento, mas também porque "pode ser arrastada pelos problemas". Para Manuel Reis Campos, "a banca foi muito restritiva, não foi muito ponderada a determinada altura". No entanto, diz ainda, "está neste momento a ter um comportamento de mais bom senso", ou seja, "normalidade". 

Em sua opinião, as instituições financeiras poderão e deverão ser envolvidas no financiamento para a reabilitação. "Se os construtores estiverem bem é bom para todos", conclui.
Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.