01 março 2014

Fisco cobra 4,7 milhões a mais


Simulador da Deco que calcula quanto os portugueses estão a pagar em excesso às Finanças teve 137 mil visitas em apenas quatros dias.
Os portugueses já pagaram 4,7 milhões de euros a mais às Finanças no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), revela a Deco. É o resultado de apenas quatro dias de acesso à plataforma Pague Menos IMI colocada online pela associação e à qual já acederam mais de 137 mil contribuintes. 

O montante em erro cobrado pelo Fisco deve aumentar conforme mais famílias fizerem a simulação no site www.paguemenosimi.pt. 

"Como sempre, a Deco pretende apenas que os contribuintes não paguem mais do que o devido", escreve a associação em comunicado, exigindo a atualização automática da idade do imóvel e do metro quadrado - elementos essenciais para o cálculo do valor do imposto - pelo Fisco. A correção dos dados pode ditar uma poupança de 127 euros por ano.

O Ministério das Finanças apenas garante uma atualização automática a cada três anos, período durante o qual o contribuinte pode estar apagar mais impostos do que devia. Ou na seja, vive numa casa usada mas o pode estar a pagar como se as fosse nova.

A Deco defende que deve ser solicitada gratuitamente a atualização do valor patrimonial, mas já detetou casos "de contribuintes a quem foi pedido para pagar", criticando assim a falta de uniformidade no comportamento das Finanças quanto à aceitação deste pedido. o pagamento de IMI a mais afeta contribuintes que compraram casa após dezembro de 2003 e que não tenham sido alvo de avaliação nos últimos três anos.

Fonte: Correio da Manhã

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.