20 março 2014

Hotéis de Lisboa vão continuar a receber mais turistas e a fazer mais dinheiro


A taxa de ocupação dos hotéis de Lisboa vai crescer 1,1% este ano e 2,7% em 2015, estima um estudo da PriceWaterHouseCoopers (PWC) apresentado esta tarde e que revela ainda que, já o ano passado, a taxa de ocupação tinha crescido 4,2%, para 65%.
De acordo com o documento, que compara e analisa dados das 18 maiores cidades europeias, estes valores significam que, em 2014, Lisboa será a quinta cidade a crescer mais em ocupação e que em 2015 será mesmo a primeira.

O estudo aponta ainda para um aumento das receitas por quarto de 0,8% este ano e de 3,4% em 2015, respetivamente o 15º e o terceiro maior crescimento nas 18 cidades analisadas. isto depois de terem crescido 5,7% no ano passado.

"Este ano, as receitas dos hotéis em Lisboa ainda crescerão à conta da taxa de ocupação. Só em 2015 é que crescerão também tendo em conta o preço médio por quarto vendido", disse ao Dinheiro Vivo, uma das responsáveis da PWC e deste estudo, Susana Benjamim, esta tarde na apresentação na Associação de Turismo de Lisboa.

A consultora baseia-se na estimativa de que, em 2014, o preço médio por quarto vendido (ADR) irá continuar a descer, neste caso 0,2%, e que só em 2015 recuperará e mesmo assim, apenas 0,7%. "Para crescer na receita por quarto, precisamos de reforçar o nosso ADR", comentou.

Estas estimativas são optimistas face aos dados registados o ano passado que, apesar de ser considerado um dos melhores anos do turismo português, mostra que ainda não está a crescer ao mesmo ritmo que a Europa, principalmente nos preços.

"No preço médio por quarto vendido crescemos menos que os restantes países da Europa, mas porque a nossa oferta de hotéis cresceu. Na Europa, já descolou a recuperação", disse a presidente da direção executiva, Cristina Siza Vieira.

De acordo com os dados divulgados pelo responsável de turismo da PWC, César Gonçalves, com base no mesmo estudo, Lisboa teve um preço médio por quarto vendido de 84,8 euros, uma receita por quarto de 55,1 euros, e uma taxa de ocupação de 65%, que apesar de representar um crescimento de 4,2%, colocam a capital portuguesa em 16ª lugar no ranking das 18 cidades com mais ocupação nos hotéis.

É por isso que este especialista está mais do que convicto de que "ainda há espaço para aumentar a oferta" e para mexer nos preços. 

Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.