25 abril 2014

Certificação energética de topo marca reabilitação do Étoile 240


Um dos edifícios de referência na Avenida da Liberdade, o Étoile 240 foi reabilitado não só para ter padrões estéticos e funcionais de topo, mas também uma certificação energética de primeira linha.

O imóvel, que é um dos mais emblemáticos da principal artéria da cidade de Lisboa e acolhe a primeira loja flagship da Cartier em Portugal, foi alvo de uma reabilitação “pensada não só para obter um produto final com elevados padrões estéticos e funcionais, mas também no sentido de minimizar o impacto ambiental do edifício”, explica Geoffroy Moreno, administrador da empresa promotora, a Largetoile. 

O objetivo foi plenamente conseguido, já que este foi o primeiro edifício de escritórios em Portugal a receber a certificação energética BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessement Method), uma das mais prestigiadas e reconhecidas a nível mundial.

Conforme explicou o responsável da Largetoile, esta certificação “passa pela otimização do projeto em todos os aspetos do impacto ambiental da construção”, desde a gestão da construção, ao consumo de energia e água, materiais ou inovação. Por isso, “o projeto foi pensado desde a sua conceção até à sua execução, por forma a poder cumprir com os requisitos da certificação BREEAM”, que Geoffroy Moreno considera serem “muito exigentes a nível do desempenho energético e do impacto ambiental do edifício”. Na sua perspetiva, este processo de certificação foi “particularmente desafiante, pois este tipo de reabilitação, em comparação com a edificação nova, limita as soluções possíveis para minimizar esse impacto ambiental”.

Em reconhecimento da sua aposta na certificação energética de vanguarda, o edifício Étoile 240 foi um dos projetos distinguidos no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, tendo recebido uma menção honrosa como a melhor intervenção de reabilitação a nível de certificação energética. Para Geoffroy Moreno, este prémio “é uma forma de consagração de todo o trabalho que a Largetoile tem vindo a desenvolver nos últimos anos em termos de reabilitação urbana em Lisboa e de restauro do património da cidade”.

Localizado na Avenida da Liberdade, na interseção com a Rua Alexandre Herculano, o edifício foi totalmente reabilitado, sendo um dos principais desafios “conseguir restaurar a beleza inicial da fachada, e ao mesmo tempo conseguindo soluções modernas e funcionais”, descreve o administrador da Largetoile. Datado de início do século XX, o edifício tem uma traça de arquitetura romântica e eclética, apresentando um “trabalhado de grande qualidade de desenho e de execução de cantaria aparelhada e rematada com ornatos vegetalistas”.

A reabilitação manteve integralmente os pormenores da fachada, e reinventou todo o espaço interior, que se encontrava totalmente destruído. O imóvel oferece cerca de 1.800 m2 de escritórios para arrendamento distribuídos em cinco pisos, e acolhe, no piso térreo, a primeira loja da Cartier em Portugal, numa área de 575 m2. Dispõe ainda de estacionamento privativo em cave com capacidade para 28 lugares.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.