03 abril 2014

Proveitos da região do Algarve crescem 3,4% em 2013


O Algarve foi a região turística do país que, em 2013, registou mais proveitos globais nos estabelecimentos hoteleiros – aposentos, restauração e outros como aluguer de salas de reuniões, tabacaria – tendo obtido um resultado de 609 milhões de euros, mais 3,4% que os 589 milhões registados no ano anterior.
Este valor representa 31,1% dos proveitos totais da hotelaria do país, segundo o mais recente boletim trimestral de conjuntura turística da Região de Turismo do Algarve.

De acordo com os responsáveis pelo documento, esta “terá sido, aliás, a cereja no topo do bolo, já que o turismo foi o setor que mais contribuiu para a balança comercial do país em 2013 e que o Algarve foi a região que mais o impulsionou (o destino representou 31,1% dos proveitos totais da hotelaria nacional)”.

Em 2013 verificou-se um aumento nos proveitos globais de quase todas as regiões, com destaque para Lisboa (mais 9%) e Madeira (mais 8%).

De acordo com informação do Turismo de Portugal, as receitas médias diárias por quarto disponível no Algarve, definidas estatisticamente como revpar, subiram 6,1% em 2013, atingido o valor médio de 40 euros.

“Os números favoráveis obtidos pelo turismo algarvio, apresentados agora na primeira edição de 2014 deste boletim, sobem a fasquia do desempenho esperado para este ano, que deverá manter a tendência positiva”, pode ler-se no boletim.

Relativamente à origem dos hóspedes registados na hotelaria global do Algarve, verificou-se uma ligeira diminuição no número de portugueses que, ainda assim, continuam a representar o mercado mais importante para este indicador, com uma quota de 30%. O Reino Unido continuou a ser, em 2013, o país de origem dos hóspedes estrangeiros com maior representação no Algarve, tendo mesmo sido reforçada a sua posição face ao total, atingindo uma quota de 28,1% e ficando, assim, mais próximo da posição ocupada pelo mercado português. O número de hóspedes aumentou para todos os principais mercados estrangeiros, destacando-se, em termos absolutos, o aumento dos hóspedes do Reino Unido (mais 51 998) e o aumento dos hóspedes alemães (mais 26 879). É de referir também o incremento registado no número de hóspedes espanhóis (mais 6930) face a 2012, tendo-se invertido a tendência negativa que se verificava na evolução deste mercado.

A taxa de ocupação média anual subiu, em 2013, tanto em Portugal como no Algarve, relativamente ao ano anterior. A subida na região foi de 3,8 pontos percentuais, atingindo uma média anual de 44,6%,tendo-se superado, inclusivamente, os valores registados em 2011.
Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.