29 maio 2014

Oferta turística de qualidade sobe no Alentejo


Unidades hoteleiras de quatro e cinco estrelas prometem trazer mais turistas a um território ainda muito desertificado.
Portugal é um país de contrastes, .mas poucas regiões representam tão bem esses contrastes como o Alentejo, com uma longa costa com algumas das mais belas praias do País, repleta de turistas no verão, que procuram a água do mar e o peixe a mesa. No interior, urna região desertificada, mais dedicada à agricultura, com tesouros escondidos muitas vezes desconhecidos dos próprios Portugueses.

É nestas zonas mais recôndidas e que, erradamente, menos atraem os turistas que têm aberto cada vez mais unidades turísticas de quatro e cinco estrelas, que procuram promover uma região onde a gastronomia, a simpatia e a cultura são de excelência.

É o caso de uma das mais antigas unidades hoteleiras de Évora, com cerca de 30 anos de existência, que reabriu as suas portas este mês de "cara lavada", após obras de remodelação.

Segundo os responsáveis, o Vitória Slone Hotel esteve encerrado durante 15 meses para "profundas obras de reestruturação", que envolveram um investimento total de 2,6 milhões de euros, com o apoio de fundos comunitários.

"É um novo hotel no mesmo local. A fachada foi toda alterada e o interior não tem que ver com o que era no passado", disse à agência Lusa Luís Cabeça, da administração da unidade hoteleira de quatro estrelas, que dispõe de 48 quartos; três dos quais suites. O responsável assinalou que "a pedra está presente em toda a unidade", fazendo "urna homenagem aos locais megalíticos importantes da região", com destaque para o Cromeleque dos Almendres, situado perto de Évora.

Vinho 'Sustenta" unidade hoteleira 

Em Monforte, inaugurou-se também este mês um hotel rural de cinco estrelas, num investimento superior a três milhões de euros, que "concilia" a tradição com a modernidade e tem o vinho como mote. 

O Torre de Palma Wine Hotel é uma unidade turística familiar composta por 19 unidades de alojamento, adega, restaurante, SPA, espaços corporate e para eventos, picadeiro e horta biológica, entre outros serviços. A unidade, que os promotores consideram "de charme'", tem "contratado e aprovado, com o Turismo de Portugal, um valor de cerca de três milhões de euros - corresponde a um empréstimo bonificado através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QPEN) -, mas o projeto tem também uma componente de capitais próprios muito forte", explicou à agência Lusa o promotor, Paulo Barradas. 

Além da componente turística, Paulo Barradas quer criar a marca TorredePalma, recriar o "ambiente romano" e, através da marca, promover os produtos alentejanos, como as compotas, mel, azeite, enchidos, vinho e o cavalo lusitano, entre outros. 

'Tudo isto com produção própria e turismo responsável, que passa por criar parcerias com os agentes locais que fazem a qualidade que nós preconizamos e que podemos aconselhar ao consumidor, afirmando que esses produtos são os melhores que temos na região", explicou.

A unidade construída na Herdade de Torre de Palma, com cerca de 15 hectares, além de "dar a conhecer" as ruínas de Torre de Palma, a cerca de 300 metros do hotel, vai promover workshops de agricultura biológica, ateliês de gastronomia típica, jantares vínicos, vindimas, observação de estrelas, birdwatching e passeios pela natureza, entre outras atividades.

Projeto aprovado procura compradores 

Em Marvão, foi aprovado um projeto para a construção de um hotel rural de quatro estrelas junto à barragem da Apartadura, que aguarda o interesse de investidores para "dar vida" a um terreno com mais de sete hectares. 

O arquiteto José Manuel Coelho, proprietário do espaço e autor do projeto que contempla urna unidade de turismo rural com dez camas, explicou à agência Lusa que o plano que desenhou "é o único" que permite construir no perímetro de proteção da albufeira da Apartadura.

"Era essencial que fosse desenvolvida mais uma unidade hoteleira em Marvão e naquele sítio em especial. Com as características que tem o terreno podia ser um polo de dinamização de algumas atividades na área do turismo e hotelaria", disse, revelando que, "neste momento, já existem alguns contactos para a aquisição do espaço, mas continua tudo em aberto", remata.

Turismo na região promovido em três países da Europa

Com o objetivo de promover o turismo no Alentejo, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo terminou, este mês, na Holanda, um roadshow promocional da região realizado por três países europeus.

Ao longo de uma semana, os responsáveis daquela entidade estiveram na Bélgica, na França e na Holanda, onde contactaram com os principais operadores turísticas especializados. 

Segundo a agência, em nota à comunicação social, o roadshow , pretendeu dar maior visibilidade internacional ao destino Alentejo e apostou, sobretudo na promoção das potencialidades da região para nichos de mercado, como o do turismo ativo. 

"A autenticidade do Alentejo aliada a um conjunto de infraestruturas turísticas de elevadíssima qualidade, tem vindo a cativar cada vez mais operadores turísticos internacionais, que reconhecem o potencial deste destino", realçou o presidente da agência regional, Vítor Silva, na nota. 

Entretanto, o município de Marvão está a trabalhar no projeto "Marvão, Paisagem Cultural Viva", que visa a elaboração do novo dossiê de candidatura de Marvão a Património Mundial da UNESCO.

Fonte: DN

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