28 maio 2014

PortugalRur expande presença com abertura de instalações em Lisboa


Empresa especializada no mercado de imóveis rurais - PortugalRur - expande presença com abertura de instalações em Lisboa.
A PortugalRur tem a sua sede na Beira Baixa e inaugurou no mês passado um escritório em Lisboa. Num período de crise acentuada no setor imobiliário, a empresa orienta o negócio para um nicho de mercado muito específico, o que lhe tem permitido crescer de forma continuada. Trata-se da mediação imobiliária especializada na promoção e venda de imóveis rurais exclusivos, imóveis de luxo e de investimento, explicou o seu administrador, Francisco Grácio.

“Desde as quintas na região do Douro aos solares, quintas e palacetes, passando pelas herdades e montes alentejanos, sentimos uma crescente apetência do mercado por este tipo de imóveis, quer para uso pessoal, quer para investimento, nomeadamente para hotelaria. Também o mercado de luxo, sobretudo na Grande Lisboa, está em crescimento acentuado, pelo que a empresa decidiu abrir um escritório para cobrir esta região e responder à procura, sobretudo por parte de estrangeiros.” Apesar do otimismo, nem por isso Francisco Grácio deixa de avisar que existem dificuldades. A crise tem suscitado falta de confiança no mercado. “Sobretudo o cliente nacional racionaliza muito bem o processo de compra, seja uma segunda habitação ou um imóvel de investimento.”

A realidade é que a PortugalRur, na perspetiva do seu responsável, está num mercado com potencial para crescer. No entanto, admite que gostaria de estar mais presente noutras regiões do país e possuir mais imóveis para garantir uma oferta mais diversificada. “É um segmento completamente diverso dos não premium e que não está tão exposto a fatores como a disponibilidade da banca. “Por outro lado, a procura de imóveis por parte de estrangeiros está a crescer e cada mercado tem as suas preferências na tipologia de imóveis que procura. Os mercados francês, belga e holandês procuram sobretudo casas rurais e quintas, enquanto são completamente diversas as preferências dos mercados chinês, angolano ou russo. O que faz com que no subsetor em que nos especializámos a procura seja muito diversa, proporcionando uma grande e rápida rotação de imóveis.”

Parcerias com imobiliárias internacionais

O cenário da internacionalização não está em equação, já que a intenção é a empresa continuar dedicada a um país e a um nicho de mercado. No entanto, a PortugalRur assume-se como uma empresa facilitadora do investimento estrangeiro em Portugal. Refere Francisco Grácio a este propósito: “Para os mercados externos optámos por parcerias estabelecidas com imobiliárias internacionais e com outras para os PALOP, a par da promoção dos imóveis em portais internacionais de referência.”

Garante o responsável da PortugalRur que há contactos diários por parte de estrangeiros com elevado poder de compra, os quais procuram o nosso país pela qualidade de vida, por questões fiscais e por considerarem o investimento neste tipo de imobiliário com retorno. “Em quase todos os casos, são investimentos que proporcionam um novo ímpeto económico ao interior rural – sobretudo Alentejo, Douro e Beiras – com a revitalização da agricultura, da pecuária ou da floresta, numa perspetiva de investimento e de negócio.” Considera que a empresa tem contribuído para o repovoamento e a redinamização económica e social de muitas zonas do país, conduzindo para as mesmas investimento, muito dele português.

A PotugalRur está presente em todo o país, com um total de 15 colaboradores, normalmente dois por zona, que reportam todo o processo à sede. Após a compra, assessora o cliente em projetos, obras e serviços. Ou seja, tem capacidade para disponibilizar todo um serviço integrado, antes e após uma aquisição. A estratégia assenta na especialização em imóveis rurais premium e em imóveis de luxo na zona da capital.

Fonte: Vida Económica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.