25 maio 2014

Porto: câmara recebe 80 a 100 pedidos de casas por mês


Porto: câmara recebe 80 a 100 pedidos de casas por mês
Manuel Pizarro defendeu que “o Governo não se pode demitir das suas responsabilidades legais de apoiar a política de habitação".
O vereador da Habitação da Câmara do Porto, Manuel Pizarro, informou esta sexta-feira que o número de pedidos de casas sociais duplicou no espaço de um ano, crescendo para os "80 a 100 por mês", situação que o levou a pedir o apoio do Governo. "Há um grande acréscimo. Aumentaram o dobro em relação há um ano. 

"A continuar esta situação, vamos aumentar o desequilíbrio entre a quantidade dos pedidos e a capacidade de resposta. O Governo não se pode demitir das suas responsabilidades legais de apoiar a política de habitação", sublinhou o vereador, em declarações à Lusa. 

O responsável frisou ainda desconfiar de que existem “centenas ou milhares de famílias do Porto ameaçadas de despejo por incapacidade de pagar a renda”. “Os dados que tenho são dos pedidos que chegam à [empresa municipal] Domus Social [que gere o parque habitacional da Câmara], acompanhados com a documentação do despejo em curso", acrescentou. 

"Se não for possível convencer o Governo de que a questão não pode ser indiferente para quem governa, dificilmente a Câmara poderá encontrar resposta para todos os problemas", avisou. Desta forma, Pizarro garantiu que a autarquia vai "manter e intensificar a ação na área da habitação”, mas que, sem o apoio do Governo, não conseguirá “dar resposta ao aumento dos pedidos de casa e à deterioração da situação social". 

O socialista admitiu ter acabado com uma limitação "burocrática" que impedia renovações de inscrição para casas sociais, mas frisou que essa "melhoria das regras" corresponde apenas a "um bocadinho do acréscimo" dos pedidos".

Fonte: Porto Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.