O valor médio da avaliação bancária registou uma subida de 0,5%, em Maio, face ao mês anterior para se situar em 995 euros por metro quadrado. Já, em termos homólogos, diminuiu 0,1%.
Segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 26 de Junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor médio da avaliação bancária registou uma subida de 0,5%, em Abril, face ao mês anterior, depois seis meses consecutivos a cair.
A subida do valor médio de avaliação para o total do País "reflectiu, em particular, o aumento registado na região de Lisboa, cujo valor médio passou de 1.166 euros por metro quadrado em Abril para 1.182 euros por metro quadrado (euros/m2) em Maio, ou seja, um aumento de 1,4%. Já no Porto, o valor médio de avaliação manteve-se inalterado face ao observado em Abril.
Algarve e Madeira registam maiores descidas
Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do País registou uma ligeira descida de 0,1% (variação de 0,6% em Abril). As diminuições mais significativas foram observadas na região do Algarve (31 euros/m2) e na Região Autónoma da Madeira (84 euros/m2). Os valores médios destas regiões foram respectivamente de 1.197 euros/m2 e 1.126 euros/m2. As regiões de Lisboa e do Alentejo foram as únicas a apresentar variações homólogas positivas de, respectivamente, 1,2% e 2,6%.
No que diz respeito aos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária aumentou 1,5% face ao mês anterior, fixando-se em 1.030 euros/m2 em Maio. Por regiões NUTS II, e comparando com o mês anterior, a região de Lisboa registou o maior aumento do valor médio (21 euros/m2), fixando-se o valor de avaliação em 1173 euros/m2. Apenas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira os valores médios de avaliação foram inferiores aos observados em Abril.
Nas moradias, o valor médio de avaliação bancária para o total do País fixou-se em 928 euros/m2, traduzindo-se numa redução mensal de 1,5%. Todas as regiões, com excepção da Região Autónoma da Madeira que registou, em Maio, um aumento de 24 euros/m2, para um valor de 1.109 euros/m2, apresentaram valores médios de avaliação inferiores aos observados em Abril. A região do Algarve, com um valor médio de avaliação de 1188 euros/m2, destacou-se pela intensidade da diminuição face ao mês anterior (-5,8%).
Este indicador é fundamental para quem quer comprar casa através de crédito bancário. É que os bancos usam o valor da avaliação para determinar qual o montante que emprestam. Regra geral, os bancos financiam até 80% da avaliação. O que significa que se uma casa for avaliada em 100 mil euros, a banca empresta até 80 mil euros. E quanto maior for a diferença entre a avaliação feita do imóvel e o valor do empréstimo melhor serão as condições de financiamento.
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.