14 julho 2014

Como manter a sua casa segura durante as férias?


Se vai de férias para fora da sua área de residência saiba que pode proteger a sua casa sem gastar dinheiro. Para isso, basta deslocar-se a uma esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) e solicitar a sua participação no Programa Especial “Operação Férias”. Todos os anos a PSP põe em prática este programa para garantir que as habitações dos portugueses estejam sob vigilância enquanto os seus habitantes estão a gozar as suas férias.

Em vigor entre 1 de julho e 15 de setembro, este serviço não tem custos adicionais e pode ser pedido até 48 horas antes da partida. Para que a sua residência faça parte deste programa só tem que deslocar-se à esquadra da sua área de residência, preencher um formulário, apresentar o seu cartão de cidadão e um comprovativo da morada (ex: uma conta da luz ou da água). Os agentes de segurança pública irão durante o seu período de férias realizar visitas sistemáticas à sua habitação de forma a comprovar a segurança da sua casa. Além disso, se existir qualquer indício de que houve alguma questão que pôs a segurança da sua habitação em causa será imediatamente alertado.

É também uma boa ideia pedir a um amigo que faça visitas regulares à sua casa para regar as plantas e recolher o seu correio. Desta forma, dá a aparência que alguém está a residir na sua habitação enquanto está a gozar as suas férias.

Se vai viajar não se esqueça de fechar bem as janelas da sua habitação e se for caso disso, reforçar as fechaduras da porta da sua casa. Se vive numa zona com níveis de criminalidade elevados, uma boa solução é optar pela instalação de um alarme.

Números: 13.541 mil
Segundo dados do portal PORDATA, em 2012 foram condenados 13.541 mil pessoas por crime contra o património, o que corresponde a uma percentagem de 17,3% dos condenados por crimes cometidos no ano de 2012.
Fonte: Saldo Positivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.