11 julho 2014

Reabilita Primeiro Paga Depois já rendeu 9 milhões à CML


O primeiro edifício de Lisboa recuperado ao abrigo do programa Reabilita Primeiro Paga Depois já foi concluído, em pleno bairro da Mouraria, na Rua São Pedro Mártir. Para já, o programa vai permitir à autarquia arrecadar 9 milhões de euros.
António Costa, presidente da CML, afirma ao Público que, mais importante do que o valor já arrecadado, «é o facto de ela permitir devolver à cidade um conjunto de imóveis que a câmara não tinha capacidade para recuperar».

A primeira hasta pública ao abrigo do programa aconteceu em abril do ano passado, e já se realizaram outras 3 desde então. No total, foram levados a leilão 65 prédios devolutos, 49 dos quais arrematados, cujas vendas vão render um total de 8,891 milhões de euros.

Apenas parte do valor já deu entrada nos cofres da CML, uma vez que os compradores podem pagar a pronto pagamento (que garante um desconto de 10%), ou apenas no fim de um prazo fixado para a conclusão da operação de reabilitação, que pode variar entre os 21 e os 28 meses.

O edifício agora concluído foi adquirido e recuperado por um promotor imobiliário, que vai agora colocar à venda os 5 apartamentos do imóvel, 4 T2 e um T1, por valores próximos dos 100.000 a 140.000 euros. Foi arrecadado por cerca de 180.000 euros, e recuperado por cerca de 75.000, segundo dados avançados pelo proprietário à mesma fonte.

Manuel Salgado, vereador da Reabilitação Urbana da autarquia, diz que este programa «tem sido um sucesso», pois permite que a reabilitação dos imóveis, ao ser responsabilidade de particulares, seja feita «com uma celeridade que a autarquia seria incapaz de alcançar, não só por razões financeiras mas também legais».

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.