27 novembro 2014

Engel & Völkers diz que polémica dos vistos 'gold' não afasta estrangeiros


Se o incentivo terminar, a entrada de investidores não europeus será dificultada. Mas os europeus vão continuar a investir em Portugal. A imobiliária do segmento de luxo Engel & Volkers acredita que a polémica à volta do programa Golden Visa não irá afectar as vendas de imóveis de topo de gama a cidadãos europeus.

"A única questão que pode influenciar será uma eventual cessação deste incentivo. Caso isso aconteça, os estrangeiros europeus continuarão a vir, porque acreditam na qualidade dos imóveis disponíveis no mercado", refere Ignacio Fiter, director de expansão para Portugal e Espanha da Engel & Völkers. No entanto, o responsável alerta que "o fluxo de cidadãos não europeus, esse sim diminuirá".

O especialista em imóveis de luxo explica que os estrangeiros já investiam em Portugal, o que foi alterado com os Golden Visa foi a origem desses investidores. Anteriormente, os estrangeiros que compravam imóveis em Portugal eram cidadãos europeus (franceses, belgas, suíços e holandeses), que foram entretanto substituídos por investidores provenientes de fora do espaço europeu.

Embora, o crescimento no volume de negócios da Engel & Völkers em Portugal desde 2013 tenha sido, em grande parte, devido à procura crescente de investidores estrangeiros a actual investigação não deverá ter influência directa na actividade da marca. "Quem nos procura pretende encontrar moradias de áreas amplas para segunda residência e/ou de férias em condomínios com piscinas, apartamentos modernos e de qualidade, com preços médios de cerca de um milhão de euros", salienta Ignacio Fiter.

A imobiliária de luxo alemã opera no território nacional desde 2006, onde abriu a primeira loja no Algarve. Actualmente conta com cinco espaços em Cascais, Estoril, Parque das Nações, Restelo e Quinta do Lago, no Algarve. "A marca tem em curso um ambicioso plano de expansão que prevê alargar a rede a todo o território português até 2018", refere. No âmbito deste plano, a Engel & Volkers assinou este ano um contrato de franchising para a abertura da primeira loja no Porto, na zona da Foz, e outra em Sintra. A imobiliária emprega cerca de 50 pessoas, um número que prevê aumentar em breve, fruto da abertura de novas lojas. "Perseguindo o objectivo de alargar a oferta a todo o país a Engel & Völkers tem também disponíveis licenças para Aveiro, Braga, Coimbra, Lagos, Oeiras, Portimão e Vilamoura", acrescenta o gestor.

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.