20 novembro 2014

Fundos imobiliários: mais de 12.650 milhões de euros sob gestão


Dos três segmentos que existem nos fundos de investimento imobiliário, apenas um cresceu no mês passado.
Os dados publicados pela CMVM mostram que, no final do ano passado, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) fixou-se em 12.653 milhões de euros. Face ao mês anterior, representa uma diminuição de 0,8%, ou seja, cerca de 97 milhões de euros.

Analisando individualmente cada segmento, verificamos que apenas os FEII conseguiram crescer em outubro face a setembro. Segundo os cálculos da CMVM essa subida foi de 0,2% para 2.873 milhões de euros. Já as outras duas categorias decresceram: os FII caíram 1,1% para 8.996 milhões enquanto os FUNGEPI resvalaram 0,2% para 783 milhões de euros.

Em termos de número de fundos, houve a liquidação do Imoivens, gerido pela Gesfimo. Desta forma, no final de outubro existiam 250 produtos.

Mudança de mãos
Houve, ainda, três mudanças no que toca à gestão de fundos. O fundo Imoportugal, que era gerido pelaPopular Gestão de Activos e passou a ser gerido pela GEF. Já o produto Gestimo que pertencia à Imorendimento passou a ser detido pela Interfundos, enquanto o Colinvest passou para as mãos da MNF Gestão de Activos, tendo pertencido antes à Interfundos.

Unidades de participação crescem na carteira
Analisando a alocação de ativos das carteira dos produtos, é visível um aumento no que toca às unidades de participação (UPs) nos fundos imobiliários abertos. Nos FII+FEII o aumento foi de 0,3% para os 5,4 milhões de euros, enquanto nos FUNGEPI o valor foi constantes, face ao mês anterior, de 21,2 milhões de euros.

Fonte: Funds People Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.