Os ativos sob gestão do segmento imobiliário em Portugal atingiram mais de 11,76 mil milhões de euros no final do mês passado. No final de novembro, os ativos sob gestão das gestoras imobiliários registadas na Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) atingiam mais de 11.760 milhões de euros, o que representa um decréscimo de cerca de cem milhões de euros face ao final do mês de outubro. De notar que são 34 as entidades registadas o que dá uma média de 345 milhões de euros por gestora.
A Interfundos continua a liderar o mercado, com uma quota de mercado de 13,1%, o que representa mais de 1.535 milhões de euros em património, distribuídos por 42 produtos. A gestora aumentou, no mês passado, a distância relativamente Fundger, que continua a ser a segunda maior entidade com quase 1.350 milhões de euros dispersos por 27 fundos imobiliários.
A Montepio Valor mantém o terceiro lugar com 1.090 milhões de euros, sendo a última entidade que tem mais de mil milhões de euros sob gestão. Em termos de fundos, a gestora apresenta na sua oferta oito produtos.
"Juntando" a ESAF e a Norfin, conseguimos ter metade do mercado imobiliário em Portugal, com apenas cincos entidades gestoras de fundos de investimento imobiliário.
Quem mais cresceu em onze meses
Entre janeiro e novembro, destacam-se algumas gestoras, apesar de o mercado estar em queda em mais de 4%. Podemos analisar o crescimento por diferentes prismas, sendo dois mais usuais: crescimento absoluto e crescimento percentual.
Em termos absolutos, o maior crescimento nos primeiros onze meses do ano pertenceu à Norfin que passou de 829,5 milhões para mais de 871 milhões de euros.
Já em termos de crescimento percentual a gestora campeã foi a MNF Gestão de Activos que apresenta um crescimento de 45,5%, passando de 31,6 milhões para 46 milhões de euros.
As gestoras imobiliárias no final do mês de novembro
Fonte: APFIPP a 30 de novembro. * Valores em milhões
Fonte: Funds People Portugal
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.