Os ativos sob gestão da indústria de fundos imobiliários encolheram, mas o top 3 das maiores gestores manteve-se intacto. Conheça as que mais avançaram no seu património. Foi o valor mais baixo atingido nos últimos 4 trimestres passados. As sociedades que gerem fundos imobiliários registadas na APFIPP terminaram o ano de 2014 a gerir 11.398 milhões de euros, valor que contrasta com os quase 12 mil milhões de euros de ativos sob gestão alcançados no final do terceiro trimestre de 2014.
As entidades que mais cresceram
A partir do último relatório estatístico trimestral que Associação publica, conclui-se que poucas foram as sociedades gestoras de patrimónios que conseguiram uma taxa de crescimento trimestral positiva em termos de volume de negócio. (ver tabela abaixo)
Do terceiro para o quarto trimestre de 2014, a MNF Gestão de Activos foi a gestora que mais incrementou os seus ativos sob gestão, mais concretamente em 70,99%. A entidade que no final de setembro geria 30,6 milhões de euros, terminou o final do ano com 52,4 milhões de volume sob gestão, passando a ocupar o 25º posto no ranking das maiores entidades.
Seguiu-se, em termos de crescimento trimestral, a gestora GEF. A entidade avançou dos 80,5 milhões de euros no final de setembro, para os 124,9 milhões no fecho de 2014, o que em termos percentuais representou uma taxa de crescimento trimestral de 55,15%. Neste caso, a subida na lista das maiores entidades foi de três posições, figurando a GEF no final do ano passado em 18.º lugar.
Top três inalterado
Contas feitas, no final de dezembro o ‘top 3’ das gestoras de fundos imobiliários mantinha-se igual ao trimestre antecessor. A Interfundos, no lugar cimeiro, ainda que com um decréscimo de 0,56% no património gerido, continuava no final do ano passado a ser líder destacada com 1.518 milhões de euros sob gestão uma quota de mercado 13,32%.
O segundo lugar continuou a ser cativo da Fundger. A gestora terminou o ano com uma quota de mercado de 11,64%, e 1.326 milhões de euros de montante gerido. Já o terceiro posto mantém-se ocupado pela Montepio Valor, que viu o seu património encolher 15,71% no último trimestre, somando 928 milhões de euros de património gerido.
Ativos sob gestão das gestoras com crescimento positivo no último trimestre de 2014
Fonte: Funds People Portugal
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.