28 fevereiro 2015

Decorar a casa: conheça as tendências de 2015


Em 2015, as cores neutras e serenas, com os cinzentos a liderar, são a base para a decoração, permitindo a conjugação com outras cores mais fortes, materiais e relevos mais arrojados, ou peças decorativas marcantes. Também a reutilização e a personalização de peças é uma tendência de decoração este ano, entre outras. O Público pediu a três designers de interiores e arquitetas portuguesas que dessem a conhecer aquelas que consideram ser as tendências de decoração mais marcantes este ano. Fique a conhecer abaixo seis grandes tendências que Ana Mafalda Almeida, arquiteta responsável pelo atelier Arqama; Rute Santiago, designer de interiores do estúdio S|IDS; e Marta Rocha dos Santos, designer de interiores da MRS - ID, identificaram para quem está a pensar decorar ou redecorar a sua casa este ano.

1 Tons Neutros: cinzento é o novo bege Cores serenas, neutras, de fácil conjugação e que funcionam como base são uma das principais tendências para a decoração em 2015. 
Para Ana Mafalda Almeida, arquiteta do atelier Arqama, o “cinzento é o novo bege e pode dar às paredes uma nova vida” e também Rute Santiago, designer de interiores do estúdio S|IDS, comenta que “as várias tonalidades do cinzento vieram para ficar, e podem assumir-se como o novo bege, incutindo ambientes clean, agradáveis e leves”. A facilidade da sua utilização e a fácil conjugação com várias outras cores são vantagens destas tonalidades cinza, que a par dos brancos e das variações de tons pastel constituem uma boa base de decoração, “suportando a utilização de diversos outros elementos, objetos ou peças decorativas mais extravagantes ou com exagero de cor” comenta ainda Ana Mafalda Almeida, para quem o branco “permite dar uso à criatividade e preencher o espaço” e os tons pastel e cinzentos “assumem ambientes cool e relaxantes, refletindo um cosy style”. Também para Marta Rocha dos Santos, designer de interiores da MRS-ID, a base da decoração assenta nas cores serenas”, incluindo o taupe, cinza neutro e branco algodão, “energizadas pelo contraste com pinceladas intensas e vibrantes, que invocam a natureza”. São disso exemplo o azul profundo oceano, o Púrpura, tonalidades de amarelo e as “paletes de verde sobre um mix de texturas ton sur ton”. Para esta designer, os padrões étnicos e exóticos “podem ainda intensificar a sua presença sem assumir totalmente o protagonismo”. Rute Santiago identifica ainda o Marsala, um tom marrom avermelhado, como a tendência cromática do ano. Para Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, trata-se de uma tonalidade que “enriquece a mente, corpo e alma, transmitindo confiança e segurança”. 

2 Elementos expressivos 

Outra das tendências de decoração em 2015 será a introdução de “um elemento diferenciador que integre essa mesma base de decoração”, diz Ana Mafalda Almeida. Esse elemento pode ser um painel em pedra ou “outro objeto expressivo que faça parte integrante do próprio imóvel”. Para a arquiteta é contudo necessário apostar sempre no “conforto visual” e, na sua opinião, normalmente “este tipo de soluções requer apenas uma boa peça de iluminação”. 

3 Design Home Made e Reaproveitar 
Para Ana Mafalda Almeida é sempre “uma boa aposta as peças de design home made”, personalizando e adaptando o espaço às necessidades, mantendo sempre a estética funcional. Porque não “arriscar ter peças únicas, com personalidade”? Ou até “restaurar as peças antigas da avó, recuperando-as com estilo próprio”, desafia a arquiteta. Também para Rute Santiago, reaproveitar não é uma tendência nova, mas veio para ficar. “cada vez mais existe o culto de dar uma nova função a peças existentes, reaproveitar, reciclar, renovar”. Para esta designer “o facto de se poder misturar várias peças de design icónicas com outras peças recicladas é quase um novo movimento mainstream dos interiores contemporâneos”.

4 Revestimento tridimensionais 
Quer estejamos a falar de papel de parede, azulejos, têxteis ou painéis, existe uma “forte aposta na diferenciação de revestimentos”, diz Rute Santiago. Para a designer de interiores, a tendência é “surpreender, esperar o inesperado e inovar” e são “várias as marcas que se adaptam para criar materiais com estas caraterísticas, onde o relevo em paralelo com uma combinação de cores específicas criam um efeito tridimensional”. Este tipo de efeito é válido para qualquer divisão da casa e “onde antes não se pensava aplicar uma parede em relevo, é atualmente o local ideal para o fazer”, refere. 

5 Ambientes “emocionais” e tranquilos 

Para Marta Rocha dos Santos, a tendência de 2015 na decoração “deixa cair o frio do minimalismo racional e abraça os ambientes emocionais”. A designer refere que a grande tendência são os ambientes tranquilos e personalizados por apontamentos de cor. Além disso, “peças autênticas e emblemáticas de grandes estilos do mobiliário são peças estrela e o revivalismo das diferentes épocas vem para ficar na decoração”, diz.

6 Materiais: Cristal e elementos metálicos 
Em termos de materiais, na decoração o cristal “é o grande protagonista em lustres e objetos”, nota Marta Rocha dos Santos. Por outro lado, os elementos metálicos, como o cobre, o latão e os cromados, “protagonizam a sofisticação absoluto nos ambientes de luxo”, refere. Já nos pavimentos de madeira, o “revivalismo é total”, considera esta designer, acrescentando que se assiste a um “regresso aos ambientes dos grandes palácios”. E “desde os soalhos com marqueterias influência dos séculos XVII e XVIII ao soalho espinhado conhecido como Ponto Húngaro”, os pavimentos assumem-se como autênticos tapetes”, conclui.

Fonte: Público Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.