14 março 2015

A moda das casas personalizadas


A Century21 decidiu agarrar o conceito das casas personalizadas. O LifeStyleC21 permite construir casas, ou reabilitá-las, à medida das necessidades e gostos de cada pessoa ou família. Os projectos de Casas ‘Chave na mão’ estão na moda e a Century21 não quis perder o comboio, associando-se ao arquitecto e urbanista Sérgio Carvalho para criar o LifeStyleC21. Ao projeto juntaram-se os empresários Paulo Fernandes e Telmo Cunha.


O objectivo deste conceito passa por fazer uma casa à medida de cada necessidade, personalizando-a para cada pessoa ou família. Sérgio Carvalho, explica: «O nosso objectivo passa por interpretar minuciosamente o estilo de vida, desejos e necessidades de cada pessoa/família e cuidadosamente entender as possibilidades económicas associadas ao processo. Do ponto de vista concetual consideramos que a nossa visão filosófica concentra-se na interpretação da pessoa como eixo fundamental de importância e objectivo principal, ao contrário das restantes empresas, que se focam no produto».

O arquitecto considera ainda que a arquitectura que se produz no LifeStyleC21 está intimamente ligada aos lugares. Considerando que a forma/função, natureza dos lugares e a cultura sejam, fundamentais para o acto de «bem-fazer arquitectura».

Processo em cinco passos

Na sua opinião o processo é simples - seja para construção de raiz, reabilitação ou restauro -, passando por cinco os passos. Primeiro há uma análise do estilo de vida, gostos, desejos e necessidades, com a recolha de toda a informação base. Depois o cliente expõe qual o valor total que pretende investir (a Century21 presta apoio no que respeita à necessidade de financiamento, auxiliando no acompanhamento bancário); De seguida, no caso de o cliente não possuir terreno a agência procura um espaço na zona geográfica pretendida. Segue-se o projeto de arquitectura, restantes especialidades e orçamentação de obra. Finalmente, é feita a construção e a entrega da casa.

O LifeStyleC21 não está apenas direccionado para as construções de raiz, nem de moradia. O mentor do projecto revela que estão preparados para desenvolver qualquer programa arquitectónico, como a reabilitação de um apartamento, uma loja de roupa, ou um restaurante. «Não há limitações», adianta.

Sem adiantar preços, Sérgio Carvalho, esclarece que o valor é exposto pelo cliente: «Ao entendermos ‘do que necessita’ e o valor de investimento que pretende usar, temos todas as premissas para desenvolver o processo».

Novos métodos construtivos

O arquitecto revela ainda que foi decidido repensar conceitos e entender as vivências do utilizador do século XXI. Este desafio fez com que criassem novos métodos construtivos, eliminando evidentes problemas associados à construção (fungos, fissuração das paredes, pontes térmicas, condensação, humidades por capilaridade, electroestática, etc). «É aqui que nos tornamos agentes de medicina preventiva, aumentando a qualidade de vida dos ocupantes da habitação, evitando o surgimento de doenças respiratórias e/ou alérgicas. Este processo de análise também contribuiu na vida útil do edifício, que por sua vez se traduz num bom investimento, mantendo o património valorizado e em boas condições de utilização”, conclui o responsável.

Fonte: SOL

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.