04 março 2015

Soluções Ideais procura franchisados para Viseu e Braga


A rede de mediação imobiliária, mediação de obras, arrendamentos, gestão de arrendamentos e consultoria financeira já tem 14 agências e espera chegar às 30 até final deste ano. O grupo gere também a marca Soluções D'Obras que pode ser franchisada separadamente mas até agora, os parceiros têm preferido o pacote 'empreendedor total', que engloba as duas marcas.


"O nosso conceito de franchising é um conceito inovador: `2 marcas x 5 áreas de negócio = 10 vezes mais sucesso'. Ao disponibilizarmos cinco diferentes áreas de negócio, o nosso franchising torna-se mais rentável num curto espaço de tempo e além disso algumas das áreas são pensadas na estabilidade de faturação mensal", assegura o diretor-geral do grupo Soluções Ideais (SI). 

Rui Guedes explica que "não existem custos fixos para os nossos franchisados com a marca e através de um conjunto de parcerias estratégicas podem usufruir de material a preços únicos e condições competitivas" e adianta assim que "o custo associado ao nosso franchising é mais acessível comparado com outras marcas que disponibilizam serviços idênticos". 

Até ao final de 2015 o objetivo da marca é chegar aos 30 franchisados, com aposta nas cidades de Viseu e Braga a curto prazo. Já a médio prazo o diretor-geral do grupo diz-nos que pretende chegar "aos 40 franchisados e às Ilhas", das duas marcas: Soluções Ideais e Soluções D'Obras.

Rui Guedes afirma que o grupo SI tem "planos de franchising para as duas marcas, com os franchisados a poderem optar pelo plano empreendedor total, que engloba as duas marcas com cinco áreas de atividade ou pelo plano empreendedor d'obras - que inclui apenas a marca Soluções D'Obras e que tem acesso a duas áreas de atividade" - mediação de obras e consultoria financeira.

'Empreendedor total' tem preferência

O franchisador tem duas unidades próprias, "que são as unidades piloto onde se desenvolvem todos os procedimentos das várias áreas de atividade, até que estas tenham um modelo especializado e profissional", conta Rui Guedes, podendo, por isso, "afirmar que o negócio é rentável, no entanto, o empreendedor total (acesso às duas marcas) tem urna rentabilidade superior, urna vez que as duas áreas se complementam. Por essa razão é que os franchisados que nos procuram para a Soluções D'Obras acabam por aderir às duas marcas".

O potencial franchisado da SI não precisa de experiência, uma vez que a marca disponibiliza um "gestor dedicado para acompanhar e ajudar a que obtenha os melhores resultados no menor espaço de tempo, onde é incluída também a forte vertente formativa, tanto inicial como contínua". Além dos planos 'empreendedor', o grupo tem também "o plano 'promotor', para pessoas que não pretendam ter uma loja", a que se pode aderir por 1.500€. Já no caso do plano 'empreendedor total' o investimento inicial (incluindo Direitos de Entrada) é de 9.000€ e para o empreendedor d'obra 8.000€. 

Este investimento dá acesso a um plano de formação inicial de 52 horas; a um programa de gestão imobiliária e de gestão de clientes; ao site com exportação gratuita para cerca de 22 sites nacionais e internacionais; a projetos de montra de loja e de interior da loja e acesso a todas as parcerias do grupo, como "home energy, MEO, Gold energy, Gesap, banca e um conjunto de fornecedores de vário material a preço mais reduzido", diz o responsável, adiantando que "no caso do promotor inclui ainda um Kit de material composto por placas, cartões e flyers".

O contrato de franchising com a SI tem a duração de quatro anos renováveis e a área mínima da agência é de 30 m2.

O diretor-geral do grupo revela que "o break even, na nossa previsão, deverá acontecer entre o terceiro e, no máximo, o sexto mês, e o retorno do investimento até ao sexto, no máximo, ao nono mês".

Rui Guedes destaca que como "somos uma rede a nossa principal preocupação é que todos os franchisados tenham sucesso e disponibilizamos grande parte da nossa estrutura à fase inicial da abertura de cada loja. O que nos permite poder ter o orgulho de nunca termos fechado uma unidade, uma vez que sempre houve a preocupação de crescer bem".

A Soluções Ideais nasceu no ano de 2002 e num período inicial, até 2008 desenvolveu apenas a área de mediação imobiliária como uma tradicional imobiliária. "Com o passar dos anos fomos aperfeiçoando o modelo de negócio e acoplando algumas áreas complementares à área principal, com o objetivo de ter sempre o serviço mais completo e profissional possível para o cliente, refere Rui Guedes, acrescentando que "com o crescimento da carteira de clientes e procura em algumas zonas onde não estávamos, em 2008 decidimos franchisar a marca".

Fonte: Revista NEGÓCIOS & FRANCHISING

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