08 abril 2015

Americanos compram resort de Vilamoura por 200 milhões de euros


Os norte-americanos da Lone Star adquiriram o resort de Vilamoura e concessão da marina. O valor representa 1/3 da avaliação de há cinco anos. O objetivo é fortalecer e reanimar o complexo com plano de investimento a longo prazo.


Os fundos Norte-americanos da Lone Star pagaram pouco mais de 200 milhões de euros pelo resort de Vilamoura aos espanhóis da Catalunya Banc, que detinha a proprietária Lusort, um valor três vezes inferior que que teriam pago há cinco anos, de acordo com o Diário de Notícias de hoje. O Banco Santander Totta atuou como consultor e parceiro financeiro da Lone Star nesta transação.

A descida do valor reflete instabilidade do mercado – com a “bolha” imobiliária e a crise sentida no nosso país –, o que levou à ausência de rentabilidade de muitos dos ativos imobiliários agora adquiridos, levando o preço do resort de Vilamoura para valores ainda mais baixos do que os 360 milhões pagos em 2004 pelos espanhóis ao anterior proprietário, o empresário André Jordan.

Mas, afinal, o que comprou a Lone Star Estate Fund III com a aquisição da Garvecat? De acordo com informação divulgada pela própria Lone Star na última semana, o resort de Vilamoura abrange mais de 2.000 hectares em torno de uma marina com 825 postos de amarração que foi distinguida como "Best International Marina 2015" pela The Yacht Harbour Association. Oresort dispõe de mais de 700 mil metros quadrados de terreno edificável para a construção de hotéis e mais de 5.000 apartamentos e casas.

O mesmo comunicado diz que o fundo norte-americano vai agora fazer benfeitorias para “fortalecer e reanimar o resort através de um plano de investimento a longo prazo”, mas não especifica mais nada, apenas adiantando que “o plano de investimentos será executado por uma equipa liderada por Paul Taylor como CEO da Garvecat”.

Na mesma informação, Juan Pepa, diretor da Lone Star para a Espanha e Portugal, salienta que "Vilamoura representa uma oportunidade única para os investidores internacionais que queiram capitalizar a partir da recuperação em curso de Portugal e do seu sector imobiliário".

O Algarve é um destino popular de férias e de segunda residência para os britânicos, franceses, escandinavos, alemães e, mais recentemente, para os chineses após o sucesso da implementação do regime de Golden Visa.

Esta aquisição representa a maior transação imobiliária em Portugal, em 2015, e uma das maiores desde o início da crise, adianta o mesmo comunicado.

A Lone Star é uma empresa global de private equity que investe em imobiliário, equity, crédito e outros ativos financeiros. Desde a criação do seu primeiro fundo em 1995, a Lone Star organizou 14 fundos de private equity com compromissos de capital agregados totalizando mais de 54 mil milhões de dólares.

Fonte: Revista Invest

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.