08 abril 2015

Semana da Reabilitação Urbana anima Lisboa a partir de segunda-feira


É já na próxima segunda-feira, dia 13, que a reabilitação urbana voltar a ativar a cidade de Lisboa. A II Semana da Reabilitação Urbana Lisboa decorrerá até 19 de abril no histórico edifício da Sociedade de Geografia de Lisboa. A II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa será palco de um conjunto de iniciativas que pretendem incentivar o debate e dinamizar as vivências em torno deste movimento. Co-organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento está pela segunda vez a decorrer em Lisboa.


Durante a Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2015, os visitantes e participantes podem esperar diversas ações e eventos, incluindo conferências, tertúlias, workshops e exposições, passeios pedestres e de barco e ainda a entrega do III Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. 


A Sociedade de Geografia de Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão, será o palco das diversas iniciativas realizadas no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana além de acolher o espaço da Reabilitação Urbana, que reunirá empresas e entidades atuantes na reabilitação urbana e que pretende ser uma área essencial de networking. 

No programa de conferências, que decorrem de 13 a 17, com duas sessões por dia, o primeiro dia acolhe a sessão de abertura do evento, pelas 15h, que conta com a presença de Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.; bem como de António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, Luís Aires Barros, presidente da Direção da Sociedade de Geografia, Luís Fernandes, presidente da ATIC, e Manuel Reis Campos, presidente da CPCI. Nesta agenda de conferências da Semana da Reabilitação Urbana serão debatidos os temas que mais importam na atualidade na área da reabilitação urbana como o incontornável pacote de financiamento comunitário Portugal 2020, o arrendamento, a nova lei dos solos, novos veículos de investimento e o efeito da fiscalidade, energia, turismo e comércio assim como o posicionamento da cidade de Lisboa neste movimento. Também as atividades paralelas vão ser variadas e complementarão o leque de atividades que são, na sua maioria, de acesso livre e gratuito, com destaque para os passeios pedestres LisNova-LisVelha (14 a 19 de abril); os passeios de barco Reabilitação by Boat, de 17 a 18 de abril, ou o Archikidz, que no dia 19 pelas 15h convida os mais novos a serem arquitetos por um dia. 

A Semana da Reabilitação Urbana afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado.

A II Semana da Reabilitação Urbana Lisboa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que se associa ao evento de forma abrangente. No setor empresarial, associam-se a Schmitt+Sohn Elevadores, Secil, e Ecociaf; o Montepio, Weber, Sanitana, Grupo Sanjose, Cari Construtores, Constru, CBRE, Cushman & Wakefi eld, Osvaldo Matos e Luz e Som. Nos patrocínios institucionais alinham a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o InCi, o IHRU, o LNEC, a ALP e a ATIC.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.