27 maio 2015

Mercado de escritórios de Lisboa transacionou 32.118 m² até abril


Ao todo, o mercado de escritórios de Lisboa transacionou 32.118 m² no acumulado do ano entre janeiro e o final de abril de 2015, traduzindo um crescimento de 15% face ao volume total absorvido em igual período do ano passado, apurou o Lisbon Prime Index (LPI).


Embora a comparação anual seja positiva, no mês de abril o mercado inverteu a tendência de crescimento mensal registada ao longo do primeiro trimestre, recuando mesmo para o nível de absorção mais baixo dos últimos seis meses: apenas 2.659 m². Este valor traduz um decréscimo de 74% face aos 10.037 m² transacionados em março que foi, aliás, o mês mais ativo no que toca à absorção de escritórios no mercado de Lisboa em 2015. Numa comparação com abril de 2014, a quebra registada no mês em análise foi de 75%. 

O LPI confirmou que em abril de 2015 toda a área de escritórios transacionada disse respeito a edifícios usados, não tendo sido registadas colocações de novos espaços em edifícios novos. E, quer nos edifícios localizados no centro, quer nos edifícios localizados fora do perímetro da cidade (Corredor Oeste) em abril verificou-se uma ligeira subida das rendas médias face aos valores praticados em março, cifrando-se agora nos 11,69 €/m²/mês no caso dos edifícios usados em Lisboa e nos 9,38€/m²/mês no caso dos imóveis usados fora da cidade. 

A mudança de edifício foi a principal motivação para a tomada de novo espaço de escritórios em abril, correspondendo a 51% da área total arrendada. Já a expansão de área e a entrada de novas empresas a Lisboa correspondeu tiveram um peso 32% e de 17%, respetivamente, concluiu o LPI.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.