27 maio 2015

Neya Hotels vai construir segundo hotel na zona ribeirinha do Porto


Projeto pretende ser um marco da cidade e uma referência ao nível da sustentabilidade. Segundo a administradora da Neya Hotels, a experiência, interiorização e conhecimento do conceito de sustentabilidade do Neya Lisboa Hotel serão reforçados no Neya Porto Hotel. A Neya Hotels prepara-se para iniciar a construção do seu segundo hotel, que terá como localização a zona ribeirinha da cidade do Porto – afirma Yasmin Bhudarally.

“Com um maior número de quartos e de serviços, o Neya Porto Hotel permitirá contemplar mais ações de sustentabilidade em prol do ambiente e da sociedade”, acrescenta Yasmin Bhudarally.

Qual é o significado da certificação do Hotel Neya em qualidade, ambiente e segurança?
Yasmin Bhudarally - Para o Neya Lisboa Hotel, a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança pelas Normas ISO é o colmatar do trabalho desenvolvido na área da sustentabilidade desde a criação e abertura do hotel. Deu seguimento natural ao processo, possibilitando um reconhecimento das boas práticas desenvolvidas e, ao mesmo tempo, dar-nos uma avaliação e uma ajuda externa para atingirmos os objectivos propostos. Reveste-se de uma grande importância, pois é a garantia dada por uma entidade externa e com reconhecimento internacional, que o Neya Lisboa Hotel desenvolve todas as ações no sentido de tornar o hotel sustentável, sempre com o objetivo de minimizar o seu impacte ambiental e ao mesmo tempo prestar um serviço de excelência aos seus clientes e possibilitar um ambiente de trabalho em segurança para os seus colaboradores. Acresce ainda, a estas certificações, a preocupação numa forte responsabilidade social, desenvolvendo um papel em prol da Sociedade, que a empresa considera ser fundamental.
Esta certificação torna-se ainda mais significativa quando sabemos que o Neya Lisboa Hotel garante, com estas certificações, que o seu impacte ambiental é minimizado a níveis considerados adequados a um desenvolvimento sustentável das cidades.

O trabalho desenvolvido nessas áreas diferencia os serviços do hotel?
O trabalho que tem sido realizado na área da Sustentabilidade no Neya Lisboa Hotel possibilita uma oferta de serviços diferenciada e mais voltada para as necessidades atuais dos clientes, principalmente em questões relacionadas com a sustentabilidade, a alimentação saudável e a segurança, o que nos diferencia dos restantes hotéis, cuja maioria segue ainda a oferta de serviços clássica que classifica a hotelaria. Um exemplo prático é a disponibilização gratuita de bicicletas aos hóspedes.
Também ao nível do serviço de restauração prestado, o restaurante Viva Lisboa do hotel, que tem como base uma cozinha mediterrânica, onde os pratos são confecionados com ingredientes nacionais, está preparado para servir qualquer tipo de cliente com necessidades especiais ao nível da alimentação. 
Em relação ao serviço de eventos e aluguer de salas, uma mudança radical será também realizada brevemente, com a oferta deste tipo de serviço totalmente voltada para um conceito “sustentável”, ou seja, a realização de eventos e a disponibilização de salas será totalmente organizada, garantindo uma reduzida pegada ecológica ao nível dos consumos de recursos naturais, da produção de resíduos, das emissões de CO2 e da alimentação saudável.
Todas estas ações diferenciam os serviços do hotel, posicionando-o num patamar que ainda não é o comum nos hotéis nacionais.

Desde o início, o hotel aposta na sustentabilidade e no ambiente. Os clientes apreciam e valorizam essa vertente?
Os clientes do hotel reconhecem e apreciam o conceito de sustentabilidade do hotel e o trabalho feito nesta área, o que se pode comprovar através dos inquéritos de satisfação que são realizados, onde se verifica que uma grande percentagem responde que escolheu Neya Lisboa Hotel devido ao seu conceito.

Para reforçar a sustentabilidade e a proteção do ambiente é necessário aceitar compromissos ao nível do conforto ou da comodidade dos clientes?
Não necessariamente. Ações como a optimização dos consumos de água e gás poderão, à partida, dar a ideia de que se reduz o conforto dos hóspedes nos seus banhos. Mas isso não é verdade.
Havendo uma boa comunicação e um bom entendimento do conceito do hotel, todos essas ideias preconcebidas a esse nível são facilmente desmontadas.
Não é necessário sacrificar o conforto dos clientes em prol da sustentabilidade. Mas é um facto que os clientes deverão cooperar com o hotel na manutenção do seu conceito, o que passa mais uma vez por uma comunicação adequada do mesmo.

Fomentar as economias local e nacional

Uma forma de interpretar a sustentabilidade tem sido dar a preferência a fornecedores portugueses. Essa preferência reflete-se sobre os preços e condições de fornecimento?
Devido à sua política de sustentabilidade, na qual valorizamos muito a componente económica, o Neya Lisboa Hotel aposta em fomentar a economia local e nacional, ou seja, pretende contribuir de um forma ativa para melhorar o desempenho da sociedade e economia portuguesa, através do envolvimento de fornecedores.
Para isso, o hotel tem apostado desde a sua concepção e abertura por produtos de origem nacional.
Pensamos que, com uma boa gestão das compras e dos fornecedores, é possível manter os preços e as condições de fornecimento.

De que forma a Neya prevê expandir a sua atividade em Portugal?
Neste momento, a marca Neya Hotels prepara-se para iniciar a construção do seu segundo hotel, que terá como localização a zona ribeirinha da cidade do Porto. Com toda a experiência, interiorização e conhecimento do Conceito de Sustentabilidade do Neya Lisboa Hotel, o Neya Porto Hotel terá este conceito ainda mais reforçado e será com certeza um marco da cidade do Porto e uma referência de sustentabilidade ao nível nacional e internacional.
As soluções propostas, que estão em desenvolvimento para este segundo hotel da marca, permitirão ainda melhores desempenhos ao nível ambiental e um posicionamento de topo na paisagem hoteleira do nosso país. Com um maior número de quartos e de serviços, o Neya Porto Hotel permitirá contemplar ainda mais acções de sustentabilidade em prol do ambiente e da Sociedade, que são os objetivos máximos da organização.

artigo publicado no dia 21 de Maio de 2015 no Vida Económica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.