Promoção externa do país e das regiões, bem como a requalificação das zonas históricas, explicam interesse de investidores estrangeiros. A procura de imóveis de luxo deverá continuar no futuro, uma vez que, de acordo com a Era Imobiliária, “o setor imobiliário português demonstra valores médios de avaliação por metro quadrado com tendência de valorização, a médio e longo prazo”.
Este fenómeno também se explica pela “estabilização dos indicadores macroeconómicos” e pelo facto de “haver uma aposta na requalificação das zonas históricas e de uma forte promoção das marcas ‘Porto’, ‘Lisboa’, ‘Algarve’ e ‘Portugal’”, afirma a empresa.
Com efeito, “a projeção internacional de Portugal e das cidades de Lisboa e Porto como destinos de excelência atraiu vários investidores institucionais e particulares para a compra de imobiliário de luxo”, revelou a empresa de mediação imobiliária.
Presente em todos os segmentos do mercado imobiliário, a Era Imobiliária “desenvolveu uma abordagem própria que passa pela especialização geográfica dos seus agentes, a utilização de assessores legais e financeiros para a preparação dos processos administrativos e uma aposta de longa data na formação de todos os seus colaboradores”.
Segmento de grande exigência
Nos últimos anos, o “número de clientes de origem inglesa, francesa e portuguesa que procuraram a Era para comprar imóveis de luxo cresceu significativamente nas zonas de Lisboa, Porto e Algarve”, sustentou a operadora.
Os clientes do segmento de luxo “são normalmente muito exigentes sobre o tipo de imóveis que pretendem comprar, a sua localização, o valor do investimento e o nível de rendibilidade que deverá ser atingida em cada negócio”. Por esta razão, “a pesquisa de imóveis para este tipo de clientes é um processo mais exigente”. Este “deve ser feito por especialistas com um conhecimento profundo do território e do mercado imobiliário existente em cada zona do país”, acrescentou.
A Era Imobiliária “desenvolveu um sistema de trabalho que apenas contrata agentes que trabalhem em full-time e especializados na sua área geográfica. O que na prática significa que cada loja Era tem uma zona de atuação exclusiva, onde se especializa”.
Esta especialização, assegura a empresa, “traduz-se em rigor, na definição correta do preço, em conhecimento do mercado e das suas reais tendências”. Todas “estas competências são colocadas ao serviço dos clientes e são uma verdadeira vantagem competitiva para o segmento de luxo”.
O segmento de luxo é caracterizado por oferecer valores médios de cada imóvel “muito elevados, colocando várias desafios em termos fiscais, administrativos e legais. Para os resolver eficientemente, a Era Imobiliária tem um assessor legal e financeiro em cada loja para poder garantir que o processo de legal de compra e venda do imóvel decorre sem problemas e sem surpresas”.
Crescendo “com taxas de dois dígitos, claramente acima do mercado”, a Era Imobiliária interpreta o seu crescimento como “um sinal claro que deve continuar a investir fortemente na formação dos seus agentes e de todos os seus colaboradores para garantir que mantêm sempre os padrões máximos de excelência não só no segmento de luxo mas como em todos os segmentos onde atua”, concluiu.
Fonte: Público
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