09 junho 2015

Sonae Sierra poupou €18,6 milhões através de melhorias de eco-eficiência


A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, gerou em 2014 uma poupança de €18,6 milhões como resultado das melhorias de eficiência introduzidas pela Empresa desde 2002 e 2003 na gestão de energia, resíduos e água. Este é um dos principais indicadores divulgados no “Relatório de Desempenho Económico, Social e Ambiental de 2014”, apresentado recentemente pela Empresa e que contempla uma análise totalmente integrada dos três pilares que sustentam as atividades de negócio: indicadores económicos, sociais e ambientais.


Durante o ano de 2014, a Sonae Sierra investiu €4,6 milhões em iniciativas ambientais, que proporcionaram uma diminuição significativa nos recursos com maior impacto no negócio da Empresa. Os resultados do investimento continuado nesta área traduzem-se nos seguintes indicadores ambientais: redução de 18% no consumo de água desde 2003, sendo em 2014 de 3,5 litros/ visita; redução de 40% no consumo de energia, desde 2002, com 435 kWh/m2 em 2014; redução de 80% das emissões de carbono que agora se situa nos 0,017 tCO2e/ m2 de Área Bruta Locável (ABL); e ainda um aumento de 209% na taxa de reciclagem desde 2002, sendo de 58% em 2014. 

Em Portugal, os Centros com melhor desempenho em 2014 foram: Centro Colombo, que registou uma média de emissões de 0,007 tCO2e/ m2 de ABL; C. C. Continente de Portimão, com um consumo de energia de 310 kWh/ m2; AlbufeiraShopping e GuimarãeShopping com uma média de consumo de água na casa dos 1,3 litros/ visita; e ainda 8ª Avenida, que registou em 2014 uma taxa de reciclagem de 84%.

No que respeita às iniciativas de Segurança & Saúde, os principais destaques de 2014 são a redução de 77% de dias perdidos devido a acidentes de trabalho por colaborador, desde 2005, e ainda a redução de 80% do número de não conformidades decorrentes das Observações Preventivas de Segurança, também desde 2005.

Para Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade e de Comunicação da Sonae Sierra, “os resultados operacionais conquistados em 2014 demonstram que as medidas de sustentabilidade implementadas ao longo dos últimos anos têm impacto real no nosso negócio”. E acrescenta: “A estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra pressupõe a identificação de conjunto de desafios ambientais e sociais e a procura de soluções que permitam responder a esses desafios criando valor para o negócio e garantindo o seu sucesso a longo prazo. . Este conceito de criação de valor partilhado é visível na forma como abordamos a nossa atividade”. 

Criação de valor partilhado: as prioridades da Sonae Sierra

A Sonae Sierra percebeu em 2011 que não basta reduzir o impacto da sua atividade em termos ambientais e sociais, é necessário olhar para o futuro e compreender os desafios que a Empresa terá de enfrentar.

A aplicação do conceito de Criação de Valor Partilhado traduziu-se numa evolução da estratégia de sustentabilidade que a Empresa vem a implementar há cerca de 20 anos e fez a Empresa olhar para um conjunto de desafios ambientais e sociais de longo prazo e procurar formas de os transformar em valor para o negócio, ao mesmo tempo que contribui para responder a esses desafios. 

Além do enfoque na segurança das pessoas e na eco-eficiência, que têm vindo a ser trabalhadas sistematicamente pela Empresa, com reflexo na gestão dos centros comerciais de acordo com as mais rigorosas normas de segurança e de eficiência ambiental, a Sonae Sierra definiu 4 outras prioridades: resiliência de recursos, lojistas prósperos, otimização de conhecimento e estilos de vida sustentáveis. 

Resiliência de recursos
No que respeita à resiliência de recursos, a Sonae Sierra desenvolveu diversas iniciativas para reduzir o consumo de água da rede, das quais se destaca a instalação de sistemas de reutilização e captação da água os quais, em 2014, cobrem 43% dos Centros Comerciais do portefólio. Em 2014, 26% do total de água consumida no portefólio proveio de outras fontes que não a rede pública, permitindo evitar custos no consumo de água na ordem dos €157 mil.

Lojistas prósperos 
A Sonae Sierra procura estabelecer parcerias com os lojistas para tornar os seus negócios mais resilientes. Exemplos destas parcerias são as cinco CoopStores que a Empresa criou em 2014 em Portugal e Espanha, um conceito inovador criado em 2013 que permite a partilha de uma loja entre vários operadores. Este novo modelo gerou um volume de vendas superior a €80 mil e contribuiu para melhorar a taxa de ocupação dos Centros Comerciais, dando a oportunidade a negócios locais e jovens empreendedores para testarem e criarem novos negócios nos Centros Comerciais. Além disso, 20% destes operadores tornaram-se lojistas permanentes dos Centros da Sonae Sierra, após um período experimental inicial.

Otimização do conhecimento
No que respeita ao eixo de otimização do conhecimento, a Sonae Sierra desenvolveu em 2014, uma parceria com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) com o objetivo de fazer um diagnóstico completo na área da saúde e bem-estar no trabalho. Este projeto, denominado Be Well, possibilitou o acesso a informação qualificada sobre os riscos do stress presentes na Empresa e o desenvolvimento de um plano de redução de risco para melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores que está a ser implementado.

Estilos de vida saudáveis
Por último, a Sonae Sierra procura utilizar o seu alcance e influência pública para encorajar os visitantes a adotarem estilos de vida saudáveis e promover também uma maior consciencialização para causas sociais. Em 2014, a Empresa levou a cabo a primeira iniciativa de âmbito social com o lançamento do Help Spot, tendo em vista o posicionamento da Sonae Sierra e de cada um dos seus 21 Centros Comerciais em Portugal como principais catalisadores nas comunidades envolventes do trabalho voluntário socialmente responsável. 

Consulte aqui o “Relatório de Desempenho Económico, Social e Ambiental de 2014” completo.

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