31 julho 2015

JLL: Queremos criar valor


A JLL APOSTOU no mercado habitacional e criou uma área de negócio específica para prestar serviços a este segmento. O novo departamento foi criado em fevereiro deste ano, é dirigido por Patrícia Barão e já conta uma carteira alargada de projetos.


Que balanço faz dos primeiros meses de atividade do departamento residencial da JLL? 
O balanço dos primeiros seis meses é extremamente positivo. Neste momento somos a única consultora internacional one stop shop para os investidores internacionais e estamos a tirar partido da nossa rede global em todo o mundo com excelentes resultados.Os nossos clientes têm hoje, na JLL, todos os serviços que precisam para apostarem em Portugal, desde investimento, consultoria estratégica, Urban Development, gestão de projeto e, claro, o marketing e comercialização dos produtos. Estamos muito confiantes de que o residencial será das áreas de negócio com maior potencial nos próximos anos.

Para que target se posiciona esta nova área de negócio? Residencial de luxo? 
O nosso posicionamento é o segmento alto. Apostamos em projetos de qualidade, em boas localizações e valores justos. Acima de tudo, apostamos na qualidade do serviço que prestamos aos clientes e aconselhamos o melhor investimento para aquele que é o seu objetivo. 

Qual o perfil dos clientes? Nacionais, internacionais? 
Em termos de promotores, temos já um equilíbrio muito interessante entre nacionais e internacionais, com uma ligeira vantagem para os últimos. No que respeita a clientes finais, são maioritariamente internacionais. Mas já começamos a sentir o mercado doméstico atento às boas oportunidades. Não nos podemos esquecer que Portugal está hoje no mapa dos investidores internacionais e são várias as razões que tornam o nosso país atrativo. O turismo está a crescer acima da média europeia e mundial e a legislação da Autorização de Residência para efeitos de Investimento e o regime fiscal do Estatuto de Residente não Habitual são motivações fortes para os clientes internacionais.

Como se articula este novo departamento com as restantes áreas de negócio da JLL?
O principal objetivo do Departamento Residencial é complementar outros serviços que já são prestados pela JLL, nomeadamente Consultoria Estratégica, Investimento, UrbanDevelopment e Gestão de Projeto, e, deste modo, fechar o ciclo do investimento imobiliário.
Pretendemos, não só criar plataformas de comercialização que promovam o produto e dinamizem os canais de venda junto de potenciais clientes mas também criar valor através da prestação de serviços nas áreas da consultoria e marketing, com o objetivo de apoiar os promotores na definição, posicionamento e divulgação dos seus projetos imobiliários. 

Que tendências identifica no sector habitacional? Compra ou arrendamento? 
A criação deste departamento foi impulsionada, entre outros fatores, pelo facto de Portugal ser hoje um dos melhores países para se investir em habitação nas várias vertentes de compra e arrendamento. Portugal está a ser descoberto, todos os dias, por investidores internacionais e, por isso, são muitas as oportunidades para bons negócios imobiliários para diversos fins. Só para dar um exemplo, o turismo francês no nosso país cresceu 25% em 2013.
Com as alterações no Regime de Arrendamento Urbano, o caminho para a liberalização no mercado de arrendamento foi aberto e, com esta medida, a oportunidade de assistirmos hoje à requalificação de Lisboa. Ainda temos muito Para fazer e oportunidades não faltam. Portugal está no radar! Por todas estas razões o mercado imobiliário está muito mais maduro e já existe uma oferta bastante diversificada que responde à procura em todas as vertentes, residencial/turístico de investimento e residencial de 1.ª e 2.ª habitação.

Quais as expectativas de negócio para o departamento até ao final de 2015? 
As expectativas de negócio estão acima do previsto e o ano de arranque deste departamento vai superar o que estavamos à espera. Será, sem dúvida, um ano de afirmação desta área como uma marca forte no sector residencial, que já se reflete na confiança que alguns e promotores depositaram em nós na comercialização dos seus produtos em regime de exclusividade.

Entrevista a Patrícia Barão, diretora do departamento residencial da JLL
artigo publicado na revista Exame n.º 376 de Agosto de 2015

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