28 outubro 2015

Caráter único do Porto e boa rentabilidade explicam boom de investimento imobiliário


arrendamento, imóveis, imobiliário, rendas, casa, Porto
“O caráter único da cidade do Porto e as perspectivas de obter uma significativa rentabilidade explicam o boom de investimentos no setor (imobiliário) que observamos no presente”, diz Ana Teresa Lehmann, da InvestPorto.


Aquando da apresentação oficial da InvestPorto em abril, referia que vinham já recebendo contactos de investidores, incluindo de imobiliário. Nesta área específica, que tipo de investidores procuram para o Porto?
Uma grande variedade de investidores, desde o pequeno investidor até grandes investidores internacionais interessados em realizar projetos de grande dimensão. O pequeno e médio investidor está particularmente interessado na reabilitação urbana, nomeadamente na aquisição de prédios para habitação própria, para atividade turística (apartamentos e hotéis) e lojas. Os investidores de maior dimensão estão interessados em projetos de maior escala no âmbito da habitação para arrendamento, do grande retalho, e de projetos de maior dimensão na hotelaria. Estamos também a motivar investidores a reabilitar grandes espaços de escritórios e armazéns e fábricas, dada a elevadíssima procura de espaços de grande dimensão em open space.

Na promoção da cidade para a captação de investimento imobiliário, que pontos têm sido considerados mais relevantes destacar? 
Há fatores relacionados com a cidade, que constituem o principal argumento. Desde logo, a atratividade da cidade em termos de qualidade de vida, de cachet histórico, beleza e ambiente agradável e seguro, que fascina quem quer vir para cá viver e quem quer investir no setor imobiliário para fins turísticos; as perspectivas de rentabilidade, que demonstramos de forma convincente. Bem como outros fatores relevantes, como a existência de um regime fiscal para residentes não-habituais extremamente apelativo, a legislação dos golden visa, entre outros. Estas condições atrativas previstas na nossa legislação, o caráter único da cidade do Porto e as perspetivas de obter uma significativa rentabilidade explicam o boom de investimentos no setor que observamos no presente. 

Qual o objetivo em termos de captação de investimento imobiliário para a cidade a dois anos? 
Não há só um, mas vários objetivos, complementares – para os quais é necessário investimento nacional e estrangeiro. Ter uma significativa oferta de espaços industriais e comerciais reabilitados, para ter uma oferta compatível com a procura de grandes espaços por empresas nacionais e internacionais de grande dimensão; ter o retalho qualificado e organizado, com a presença de marcas internacionais de prestígio; possuir uma oferta significativa de apartamentos para arrendar a custos apelativos, com a finalidade de fixar jovens e famílias que venham trabalhar nas empresas que estamos a atrair, designadamente nas grandes empresas tecnológicas e grandes centros de serviços que se estão a fixar no Porto; reabilitar o maior número possível de edifícios na cidade, desde o Centro Histórico até Campanhã, passando pelas outras freguesias.
Quais as principais linhas estratégicas da InvestPorto e que investimento já foi captado através desta entidade?
A InvestPorto tem como missão contribuir para a criação de um ambiente de negócios dinâmico e ágil na cidade do Porto, que promova a competitividade, a dinamização empresarial e a atração de investimento direto. Para alcançar este importante desígnio, a InvestPorto focaliza a sua atuação em seis objetivos estratégicos que visam: desenvolver um ambiente de negócios competitivo que contribua para uma nova dinâmica no Porto de apoio ao desenvolvimento económico e à captação de investimento; promover a articulação interinstitucional com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, relevantes para a promoção da competitividade e notoriedade do Porto; disponibilizar serviços técnicos especializados e direcionados à atração de investimento e ao acolhimento empresarial, numa ótica one-to-one; projetar internacionalmente a cidade do Porto como destino business friendly; promover um canal de acesso às fontes de informação relevantes sobre o desenvolvimento da atividade empresarial e de promoção da atração de investimento externo no Porto; disponibilizar aconselhamento estratégico ao Município em matéria de financiamento comunitário, em projetos que relevem para a promoção da atração de investimento externo no Porto. Até ao momento a InvestPorto apoiou mais de 30 projetos de investimento, 15 dos quais de investimento direto estrangeiro, em atividades de elevado valor acrescentado nos mais diversos setores: Serviços partilhados| TIC| Imobiliário| Turismo e Agroalimentar. Projetos que, no curto prazo, irão contribuir para a criação de mais de 2.000 postos de trabalho diretos. 

O Porto está hoje na “moda” e com uma elevada projeção internacional, especialmente no âmbito turístico. Considera que a reabilitação urbana de que a cidade foi alvo nos últimos dez anos teve um papel importante nesta atratividade?
Inquestionavelmente. O ambiente urbano em geral melhorou sobremaneira, e a oferta de unidades turísticas foi enormemente qualificada através da reabilitação urbana, proporcionando aos turistas que nos visitam uma capacidade exponencialmente maior, para uma grande diversidade de segmentos do mercado turístico. 

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.