14 outubro 2015

SIL 2015 vem confirmar definitivamente a retoma do setor


No ano em que celebrou a sua 18ª edição, o SIL – Salão Imobiliário de Portugal veio definitivamente confirmar que a retoma já chegou ao setor imobiliário, revelando-se um verdadeiro sucesso em termos de visitantes e de contactos de negócio, contam alguns dos maiores expositores presentes. “Já há quatro anos que não tínhamos um pavilhão completo, e este ano a força do setor voltou a sentir-se. O número de expositores e visitantes aumentou, demonstrando o importante papel que o imobiliário tem na economia do país”, observa Luís Lima, Presidente da APEMIP. Uma presença “obrigatória” neste certame, que acompanha desde a primeira edição, a associação dos mediadores imobiliários voltou a levar ao SIL um stand âncora no qual estiveram reunidos várias empresas associadas e parceiros.


A Century 21 Portugal foi uma das marcas de mediação que mais apostou no SIL este ano, juntando-se mesmo à organização na dinamização de iniciativas inovadoras como a “Festa da Família” a qual, garante o administrador da rede, Ricardo Sousa, “teve uma forte adesão por parte dos visitantes”. Este responsável não tem dúvidas que “o salão imobiliário refletiu o sentimento que se vive no mercado, de otimismo dos operadores e aumento da procura”, com a Century 21 Portugal a registar “um aumento significativo do número de contactos realizados com vista à realização de transações imobiliárias”. E nesta altura de balanço, o resultado é bem positivo, atesta, garantindo que “enquanto especialista do setor imobiliário, expositor e dinamizador do certame, a Century 21 concretizou o objetivo de fomentar pontes de comunicação entre os vá- rios intervenientes do setor imobiliário, nomeadamente, parceiros, investidores e clientes nacionais e internacionais”. 

Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal considera que a presença da marca que lidera no SIL 2015 foi “emblemática”. Não só “porque conseguimos reunir 28 agências, ter o maior stand imobiliário da feira (700 m²) e reunir mais de 700 colaboradores e parceiros na abertura do certame”, mas também porque foi “o momento em que apresentámos um novo serviço, o Remax Virtual Tour Premier, que é composto por uma visualização panorâmica de 360º que possibilita a recriação dos imóveis. O utilizador é virtualmente transportado para o espaço, oferecendo-lhe uma visualização realista, sem que este precise de se deslocar fisicamente ao local”.

Já a ERA Portugal reforçou “substancialmente” a sua presença no SIL face à edição anterior, tendo passado das oito lojas presentes em 2014 para “a presença de 55 lojas em representação de diferentes regiões do país” em 2015, diz o diretor de Operações da rede, Rui Torgal. “Globalmente o balanço foi muito positivo”, garante, revelando que “ao longo destes dias, a ERA obteve mais de 500 contactos de clientes compradores” que foram, “essencialmente”, portugueses”. 

De facto, para a maioria das redes de mediação imobiliária “a presença no SIL é sempre fundamental”, como referem Eduardo Garcia e Costa e Nuno Ascensão, regional owners da Keller Williams (KW), uma das últimas redes de mediação a estrear-se no nosso país. “Há precisamente um ano, a KW tinha acabado de iniciar a sua operação em Portugal e escolhemos o SIL para nos apresentarmos ao mercado”, recordam, revelando que um ano depois “já somos a quarta maior imobiliária do país, com 600 agentes divididos por 11 grandes market centres de norte a sul do país”. Ainda assim, “este ano o SIL superou as nossas expetativas, no que toca a contactos de clientes e de potenciais parceiros, em duas vertentes: franchising e consultoria imobiliária”, pelo que não têm dúvidas que a presença no salão “voltará a ser uma aposta da KW no próximo ano”. 

Mais compradores de visita ao salão 

Os responsáveis da KW destacam ainda que “este ano denotámos uma forte presença de clientes, alinhada com as nossas previsões de crescimento do mercado, sendo que o perfil coincide com o perfil de comprador de “procura oprimida” dos últimos anos”. Já Rafael Ascenso, sócio-gerente da Porta da Frente / Christies, uma mediadora que se especializou no mercado de luxo, sublinha que edição do SIL não só ficou marcada pela “afluência de mais público e com mais qualidade”, como também por “um maior interesse dos clientes de nacionalidade portuguesa”. 

Fazendo “um balanço muito positivo da nossa presença no evento”, Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur considera que “a edição de 2015 do SIL concretizou de novo a importância da iniciativa e o seu impacto no setor do imobiliário, ao fomentar a sua maior visibilidade junto de investidores, promotores e público em geral”. A empresa levou ao SIL um portfólio com produtos “de diversas tipologias e geograficamente diversificado, tanto no Algarve como em Lisboa”, tendo contado ainda com a presença do Millennium bcp e da autarquia de Vila Real de Santo António como parceiros no stand, “de forma a aumentar transações e a reforçar a oferta em variados segmentos da procura de ativos imobiliários”. E, no fi nal da semana, “em termos de tendências, relativamente aos visitantes presentes no SIL” “ficou claro o interesse pelas tipologias T2 e T3 em Lisboa”, revela o administrador da Garvetur. Já no Algarve, “a procura dos T2 e T3 foi expressiva, mas salientou-se o interesse por terrenos para novos empreendimentos de diversos segmentos (turístico-residenciais, hotelaria, comércio e habitação). Outra das tendências observadas por este especialista é que “o interesse em investir em zonas de reabilitação urbana, por parte de promotores imobiliários também cresceu, demonstrando o potencial desde segmento do mercado”. 

A seu ver, “o SIL demonstrou ainda que a valorização do imobiliário, é hoje uma das opções para o investimento de poupanças, com realce para a faixa etária dos aposentados e para os fundos de investimento nacionais e internacionais”.

Fonte: Público Imobiliário

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