26 outubro 2015

Taxa de juro do crédito à habitação continua em queda


Há 14 meses que a taxa de juro implícita no crédito à habitação está em queda, tendo atingido agora os 1,228% em setembro, o valor mais baixo desde que estes dados começaram a ser publicados, em 2009.


De acordo com os dados agora revelados pelao INE, esta taxa ficou abaixo dos 1,242% atingidos em agosto. Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro implícita situou-se nos 2,317%, abaixo dos 2,331% do mês anterior. Na avaliação a 3 meses o ciclo de queda é de 7 meses. 

O INE nota que «no mais relevante destino de financiamento, aquisição de habitação, a taxa de juro implícita no conjunto de contratos registou um decréscimo de 0,012 pontos percentuais face ao observado em Agosto, situando-se em 1,238%», cita o Negócios. 

Já no que concerne o valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação, a quebra foi de 1 euro face a agosto, para os 239 euros, justificada pela componente dos juros, já que a componente de capital amortizado se manteve inalterada. 

No mesmo documento do Instituto Nacional de Estatística pode também ler-se que «nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação registado em Setembro foi de 315 euros (309 euros em agosto)». 

Por outro lado, o montante de capital médio em dívida para a totalidade dos contratos de crédito à habitação caiu 81 euros para os 52.363 euros, sendo que a quebra mais significativa se verificou no caso dos contratos celebrados nos últimos 3 meses, de 438 euros, para os 84.974 euros. 

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.