10 dezembro 2015

Mediação Imobiliária: A essência do marketing, passa pelo passa palavra!


Real Estate, IMOnews Portugal, imobiliário

Na Mediação Imobiliária, e em praticamente todas as atividades comercias ao longo do tempo, uma das técnicas que sempre funcionou, e continuará sempre a funcionar para alavancagem de qualquer tipo de negócio é o Marketing Pessoal. Mas o que é afinal o Marketing Pessoal?

Numa versão muito simplista, mas altamente eficiente de tão esclarecedora, pode dizer-se que o Marketing Pessoal passa por dizer ao mundo que você existe, que faz algo, que o faz bem feito, e que possivelmente, é a melhor pessoa a fazê-lo.
Dito desta forma pode parecer um pouco presunçoso (diria mesmo que o é), mas considero que a arte do Marketing Pessoal passa por não ser eu a dizer, mas sim, fazer com que alguém o diga por mim (pessoas, clientes, amigos, conhecidos, desconhecidos, enfim, o mundo).

O Marketing Pessoal segue princípios básicos como: “ver e ser visto”. Por outras palavras, deve expor-se, deve deixar que os outros falem de si. Outro princípio básico é que efetivamente terá ser aquilo que afirmar ser, ou seja, que é bom na atividade que exerce, isso exige consistência e presença sempre que seja relevante e necessário, comece por se exercitar em aparecer, em tornar-se relevante, e depois faça apenas uma única coisa, mas por favor, faça-a bem-feita. 

Destes princípios básicos, o mais importante é que há que fazer, mas não antes de planear. Não me refiro a planear para fazer uma única vez, ou uma vez de vez em quando, mas sim planear para fazer de forma sistematizada, ou seja, sempre. Partilhando a minha experiência pessoal, quando começo uma atividade tenho como primeiro objetivo, o rumo ao sucesso. Para que isso aconteça traço um plano, não para me obrigar a fazer o que planeei, mas para me orientar. Digo isto porque, infelizmente, ainda hoje se constata que muitas pessoas que planeiam, fazem-no durante um tempo, mas depois, param, e tudo o que fizeram até àquele momento foi basicamente perda de tempo. Olhar o planeamento como uma estrada para o sucesso é por isso essencial porque o Marketing Pessoal é uma maratona, não é um sprint, não é um momento, é o conjunto de vários momentos encadeados que resultam numa única coisa, o meu sucesso. 

Depois da sistematização, a gestão de tempo representa um papel muito importante. Passamos à fase da automatização, ou seja, o meu plano está tão sistematizado que o faço de forma inconsciente, e quando isso acontece, o meu Marketing Pessoal tornar-se-á um hábito, e com grandes hipóteses de nunca mais parar. É preciso ter em conta também que somos humanos, todos nós falhamos e esgotamo-nos, especialmente numa atividade em que o produto somos nós, ou seja, a base do produto que vendemos é um serviço feito pelo Agente Imobiliário, mas apesar de nos podermos esgotar, continuamos a ser um produto único difícil de imitar. Quando se delineia uma estratégia, um plano de Marketing Pessoal, para que continue a crescer, devo reconhecer que necessito de ajuda. Vai precisar de alguém que o complemente nas funções que não são a base do seu negócio, logo, ao delegar tarefas administrativas e de gestão, vai ter mais tempo para tarefas geradoras de rendimento, tarefas estas que irão fazer com que o seu negócio alavanque. Uma destas tarefas será o de cuidar de forma constante e sistemática do seu Circulo de Influência, da sua Base de Dados, das pessoas que fazem viver o seu negócio que tornam a sua venda numa venda relacional!

Passem a palavra!

artigo publicado por Massimo Forte, Consultor, Coach, Professor Universitário

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