No Porto a potencialidade da Avenida dos Aliados para investimento em reabilitação urbana é cada vez mais evidente, sendo o destino de grande parte dos projetos o de espaços de retalho de rua ao nível do embasamento. Podemos mesmo afirmar que teremos nos Aliados a Avenida da Liberdade do Porto.
Segundo a 5ª edição do Business Briefing - Retalho de Luxo em Lisboa e Porto, elaborado pela C&W, que analisa a atividade recente deste segmento, o mercado de retalho de luxo e premium na cidade do Porto é inferior em comparação com Lisboa, uma vez que a estratégia destes operadores passa numa primeira fase por ter somente uma loja no país, sendo preferencial a localização na capital. No entanto, o recente interesse turístico de que a cidade tem vindo a gozar, bem como a maior maturidade e boa performance do setor de luxo e premium em Lisboa, tem vindo a contribuir para um maior interesse por parte destes retalhistas na cidade. Considerado o melhor destino europeu em 2014 pela European Consumers Choice, e tendo a UNESCO incluído o seu centro histórico na lista de Património Cultural da Humanidade; o Porto assistiu nos últimos anos a um aumento significativo no número de turistas sendo cada vez mais um destino turístico de referência na Europa.
O setor de luxo tem também vindo a afirmar-se na região Norte do país por outras vias, das quais são exemplo a organização da cimeira internacional Porto Luxury Brands Summit; a abertura do atelier da estilista Juliana Herc; ou a localização em Guimarães da sede da empresa de e-commerce de luxo - Farfetch.
O comércio de rua do Porto concentra-se no centro da cidade e divide-se em 4 subzonas: Baixa, Cedofeita e Clérigos, no centro histórico, e a Avenida da Boavista no centro de negócios da cidade. Atualmente a oferta total de comércio de rua na cidade ultrapassa os 182.000 distribuída por mais de 780 unidades comerciais. O segmento de luxo e premium conta com um peso de 4%, sendo este último o mais representativo com 3% da oferta.
O segmento de luxo e premium no Porto localizava-se tradicionalmente na zona do Aviz, uma pequena galeria comercial a Oeste da Avenida da Boavista, na proximidade da Fundação Serralves e do exclusivo bairro residencial da Foz; esta zona concentra hoje 42% do total da oferta deste segmento na cidade do Porto. Nos últimos anos, tem vindo a perder a notoriedade que tinha no passado, em detrimento do centro histórico do Porto, na zona dos Clérigos, que cada vez mais atrai turistas e consequentemente desperta o interesse das marcas de retalho; esta localização concentra hoje 39% da oferta de luxo e premium do Porto.
Boavista - Aviz
A zona do Aviz foi a primeira localização de luxo na cidade do Porto. Localizada na Avenida da Boavista, mas especificamente no Edifício Aviz, este cluster de marcas de retalho de luxo e premium teve a sua origem na galeria comercial do Aviz, que se encontra estrategicamente localizada entre o centro de negócios do Porto e a Foz. Ainda que tenha vindo a perder o estatuto do passado, esta zona acolhe atualmente um total de 13 unidades de retalho neste segmento, com cerca de 3.600 m2 ocupados. A única loja em Portugal de Agatha Ruiz de La Prada e o atelier e loja exclusiva do estilista Nuno Baltazar são exemplo dos operadores presentes na zona. A restante oferta comercial existente na Avenida da Boavista, mais de 21.000 m2 localiza-se a Este do Edifício Aviz, e corresponde maioritariamente a um segmento mass market.
Clérigos
Situada num eixo turístico de visita obrigatória, a zona dos Clérigos soube harmonizar os edifícios históricos com a modernidade discreta do Passeio dos Clérigos. Passou a ser assim uma zona jovem e trendy sem perder a forte componente turística e de comércio tradicional, juntando lojas históricas como a Livraria Lello, os Armazéns Marques Soares e a Vista Alegre Atlantis com fortes marcas internacionais como são a Hugo by Hugo Boss, Diesel, Anselmo1910, Pinko e Fashion Clinic. Com a abertura do Hotel Intercontinental no Palácio das Cardosas, a zona dos Clérigos tende a alargar-se até à Avenida dos Aliados, tendo desde já a marca internacional Rimowa avançado com a abertura de loja nesta artéria.
O Largo dos Loios e Largo de São Domingos, dois clusters de restauração, reforçam o destino.
A zona dos Clérigos conta hoje com um total de 80 unidades de retalho que ocupam mais de 33.000 m2; o segmento de luxo e premium tem na zona dos Clérigos um peso significativo, correspondente a 15% do número de unidades, sendo que a maioria se trata de operadores premium, tendo o luxo uma presença minoritária.
Fonte: C&W
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