2015 foi um ano positivo para o mercado de escritórios, uma evolução favorável acompanhada pela Worx, que conseguiu uma quota de mercado de 27% dos negócios de escritórios entre agentes no ano em causa. No total, a Worx foi responsável pela colocação de 28.500m² até novembro, e deverá ultrapassar este valor no fecho do ano. Entre as operações realizadas pela consultora, destaque para a colocação da Teleperformance no Edifício Álvaro Pais.
De salientar também que a Worx foi responsável por mais de 50% das operações realizadas na zona 3 e de 35% das operações da zona 7.
Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx, comenta que «o departamento de Escritórios inicia o ano de 2016 com uma procura ativa de mercado de cerca de 107.000 m2, que transitam do ano 2015, excelente indicador para a performance de 2016», considera. O responsável nota que «as procuras ativas centram-se maioritariamente na zona centro de Lisboa. Verifica-se igualmente um claro aumento de pedidos para a Zona Ribeirinha, onde se prevê a deslocação de algumas empresas e a instalação de grandes ocupantes com o consequente desenvolvimento de comércio e serviços de suporte a um claro aumento de atividade nesta zona», destaca.
A Worx alerta, no entanto, para o facto de se continuar a registar uma escassez de nova oferta para 2016, que pode condicionar o número de transações, já que a quebra nos stocks de oferta nova é um dos fatores mais relevantes para a queda da taxa de desocupação.
Este ano, deverão entrar no mercado apenas 22.000m² de escritórios, pelas contas da Worx, dos quais 55% já têm contratos de pré-arrendamento, o que dificulta as opções das empresas que querem entradas imediatas em edifícios novos e em espaços a partir dos 3.000m².
Fonte: VI
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.