05 fevereiro 2016

As 15 maiores entidades imobiliárias


Metade das entidades que estão associadas na AFPIPP registam mais de cem milhões de euros em valor em carteira nos fundos imobiliários. De acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios – APFIPP - , o segmento imobiliário somava, no final do ano passado, um valor líquido sob gestão de 9.466 milhões de euros, menos 1,5% do que no final do mês de novembro e menos 8% do que no final do ano de 2014.


Note-se, também, que os dados da APFIPP sobre o segmento imobiliário é representativo em 87% do mercado nacional, de acordo com os dados da CMVM.


Essa representação do mercado nacional é contabilizada com 212 produtos geridos por 32 sociedades gestoras de fundos imobiliários. Dessas entidades, metade consegue ter um valor em carteira superior a cem milhões de euros, com duas entidades a superarem os mil milhões de euros. A maior entidade nacional, no final do ano passado, era a Interfundos que tinha um valor líquido sob gestão de 1.359,9 milhões de euros divididos por quatro dezenas de produtos. Dos 40 produtos da entidade o maior é o AF Portfólio Imobiliário que tinha, no final do ano passado, um valor em carteira de 242,8 milhões de euros.

A outra entidade que supera o mil milhões de euros é a Fundger. Tem sob sua responsabilidade 27 fundos que totalizavam, em final de dezembro passado, um valor de carteira superior a 1.227,8 milhões de euros. A Fundger tem o maior produto nacional, o Fundimo, que geria mais de 597 milhões de euros no final de 2015.

A Square Asset Management é a terceira maior entidade nacional, associada na APFIPP, e geria 847 milhões de euros. Sob a sua alçada tem cinco produto, com o maior fundo a ser o premiado CA Património Crescente. No final do ano passado o seu valor em carteira ascendia a mais de 307 milhões de euros.

O top 5 é completo com a GNB Gestão de Ativos e a Banif Gestão de Ativos. A primeira disponibiliza 29 produtos num total líquido sob gestão de 685 milhões de euros, enquanto a segunda gere 13 produtos com um valor total de carteira a superar os 575 milhões de euros.

As quinze maiores entidades nacionais
Fonte: APFIPP no final do ano passado
Fonte: Funds People Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.