27 fevereiro 2016

Câmara do Porto e proprietários estudam reabilitação do bairro de Riobom


Localizado na escarpa das Fontainhas, no Porto, junto à linha férrea e perto da ponte de D. Maria, fica o bairro de Riobom. O III Seminário do Riobom: ‘A Cidade e o Direito à Habitação - Programa de Reabilitação do Riobom / Fontainhas’ vai discutir a reabilitação deste bairro localizado na escarpa das Fontainhas, no Porto, junto à linha férrea e perto da ponte de D. Maria.

Um conjunto de casas, a maioria só conserva a estrutura, sem telhados ou janelas, onde vivem mais de 20 pessoas, maioritariamente cabo-verdianos, muitos deles há mais de 40 anos, que nunca conheceram o dono das casas, e, por isso, não pagam renda, e em muitos casos nem água, nem luz.

O projeto de reabilitação coordenado pelo Laboratório de Habitação Básica Participada (LAHB), mas que tem sido discutido com o departamento de Urbanismo da Câmara do Porto, vai ser objecto do III Seminário do Riobom: ‘A Cidade e o Direito à Habitação - Programa de Reabilitação do Riobom/Fontainhas’, que se realiza no auditório da Escola Secundária Alexandre Herculano.

Do programa, destaca-se a apresentação, no início da manhã, do projecto de reabilitação para o Riobom e Escarpa das Fontainhas, feito por Fernando Matos Rodrigues, director da LABH, e pela equipa de projectistas António Jorge Fontes, André Fontes, João Carreira e José Gigante.

No início da tarde, a visita ao Bairro do Riobom, contando, no encerramento, com a presença de Manuel Correia Fernandes, vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto.

“Este seminário pretende ser um espaço de troca de experiências e de conhecimento entre a comunidade africana, que habita a escarpa das Fontainhas, no bairro do Riobom (onde cultiva as suas hortas e pomares), com a equipa que coordena o programa e executa o projecto de reabilitação desta zona. Um espaço de troca de ideias, de experiências com os moradores, os cientistas sociais, os arquitectos e os políticos da nossa cidade”, destaca Fernando Matos.

O seminário terá assim dois momentos distintos mas complementares. “Durante toda a manhã a equipa que elaborou o programa e projecto de reabilitação do Riobom apresentará as conclusões desse trabalho que tem sido discutido no âmbito da colaboração do pelouro de Urbanismo da autarquia, expressa na reunião de 6 de Janeiro, com a monitorização que se realizou no Pelouro do Urbanismo com a presença do arquitecto Manuel Correia Fernandes e respectivas equipas”, acrescenta o diretor do LABH.

Depois, na segunda parte, que será durante a tarde, a equipa de Lisboa apresentará o seu trabalho com a implementação de programas de habitação em contexto de barracas nas periferias da Área Metropolitana de Lisboa.

Este seminário também vai-se desdobrar em outros dois seminários que se vão posteriormente realizar- se nas cidades de Braga e de Lisboa sobre a mesma temática e com os mesmos objetivos.

Fonte: artigo publicado por Elisabete Soares no suplemento Imobiliário do jornal Vida Económica (edição 1627)
Foto: Laboratório de Habitação Básica Participada

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.