27 fevereiro 2016

"Mais de 90% dos colaboradores da ERA são provenientes de outras áreas de atividade"


Pedro Barbosa é, pelo quarto ano consecutivo, nº 1 da Europa em termos de venda de franquias/lojas. Uma situação que se deve ao seu empenho, trabalho e dedicação e fato de correr “sempre mais uma milha do que é necessário".


Quais as razões que explicam o seu desempenho pelo quarto ano consecutivo em termos de venda de franquias? 

Uma das grandes razões é a minha experiência de 14 anos na ERA. Ao longo deste período assumi diversas funções na empresa, nomeadamente de consultor, diretor de operações sul e agora diretor de expansão. Foi um percurso feito de etapas e que me permitiu um conhecimento muito grande do setor e da própria empresa, naturalmente. Abrir lojas, recrutar equipas, formar equipas comerciais e ensinar o sistema de trabalho ERA para obtenção de resultados são tarefas que tenho desempenhado no dia-a-dia, pelo que conheço muito bem a mediação e o sistema de trabalho da ERA. 

Por outro lado, a minha forma de estar também tem tido muita influência nos resultados que tenha alcançado. Sou muito dedicado, empenhado, trabalhador e corro" sempre mais uma milha do que é necessário. Em suma, considero que é a conjugação da minha experiência com o meu perfil que tem feito a diferença.

O que precisa ter um franqueado para se tornar um empresário de sucesso da ERA Imobiliária? 
Tem de ser uma pessoa responsável, dedicada, ética, com capacidade de trabalho e de adaptação e muito orientado para o serviço ao cliente final.

A maioria dos franqueados são pessoas de outras áreas e sem experiência no imobiliário. Que razões explicam esta mudança? 
Entre 2012 e 2015 todos os novos franqueados vieram de outras e áreas, sem qualquer experiência no imobiliário. Atualmente, mais de 90% dos colaboradores da ERA são provenientes de outras áreas de atividade. Há duas grandes razões para estas mudanças. Por um lado, temos pessoas que estavam a trabalhar por conta de outrem e que tomaram a decisão de deixar os empregos para passarem a ser donos do seu próprio negócio e gerir o seu próprio tempo. Por outro, temos pessoas que procuravam negócios de alta rentabilidade, baixo risco, sem gestão de stocks e sem problemas de cobrança. Tudo características que o nosso negócio e exatamente o modelo ERA permitem.

Quais são as características dos novos franchisados? 
Estamos a falar de pessoas com experiência profissional, experiência de vida, ambição, capacidade de adaptação e muita vontade de trabalhar e de aprender. Em termos de formação, a maioria (+ de 90%) dos novos franqueados tem formação superior. São formados em economia, gestão, direito, marketing, arquitetura, engenharia civil, engenharia informática e solicitadoria. Anteriormente desempenhavam funções de diretores de marketing, diretores comerciais, diretores de obras, gerentes bancários, diretores de desenvolvimento de software, diretores gerais e, inclusivamente, administradores de empresas. E estamos a falar de cargos em empresas de topo, como são exemplo a Microsoft Portugal, a Siemens, Jonhson & Jonhson, Whurt e em alguns dos grandes bancos nacionais.

Quantas aberturas de lojas coordenou em 2015? E postos de trabalho criados? 
Em 2015 coordenei 25 aberturas, o correspondente a mais de 300 postos de trabalho.

Quais são as características e localizações das novas lojas? 
Não existe uma concentração na localização das novas lojas. A localização das aberturas em 2015 foram efetuadas em 25 locais, distribuídos desde o norte a sul do país.

Tendo em conta o que já conseguiu até aqui, qual é o desafio para este ano? 

Para este ano tenho dois desafios muito bem definidos. Um deles é continuar na busca de pessoas com qualidade (conforme as características acima mencionadas). O outro é continuar a fazer com que esta rede tenha o melhor serviço ao cliente final da mediação imobiliária em Portugal.






0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.