09 março 2016

Sonae Sierra regista um Resultado Líquido de €142 milhões em 2015


A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, registou um Resultado Líquido de €142 milhões em 2015, um aumento de 47% face aos €96 milhões obtidos em 2014. O Resultado Direto atingiu os €61 milhões, um crescimento de 16% face ao período homólogo e que resulta de uma combinação de fatores: melhoria nos resultados operacionais, crescimento da prestação de serviços a terceiros e descida das taxas de juro. Numa base de portefólio comparável, e excluindo o efeito desfavorável da variação da taxa de câmbio média do Real, o Resultado Direto aumentou 22%, o que traduz a resiliência e a qualidade do portefólio de ativos e a capacidade de gestão da Empresa.


O Resultado Indireto atingiu os €81 milhões, um crescimento de 85% face aos €44 milhões alcançados em 2014.

Para esta melhoria contribuiu a recuperação dos mercados Europeus e a consequente compressão das taxas de capitalização do imobiliário, principalmente em Portugal e em Espanha, e o impacto positivo da venda do Centro Comercial Zubiarte (Espanha) e da Torre Ocidente (Portugal). 

Em termos operacionais, as vendas dos Lojistas do portefólio Europeu registaram uma subida de 2,5% em 2015, numa base comparável com 2014, destacando-se o crescimento de 3,5% em Portugal e de 5,3% em Itália. Este desempenho resulta da recuperação do mercado em geral e da qualidade dos nossos centros comerciais, enquanto destinos de compras de referência. O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos Lojistas de 2,2% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014, apesar da atual situação de crise económica, influenciada pela instabilidade política que o país atravessa. 

A taxa de ocupação global do portefólio foi de 95,2%, ligeiramente abaixo dos 95,5% registados em igual período do ano anterior, mas de 96% no portefólio Europeu. No total, o portefólio global gerido pela Sonae Sierra recebeu mais de 430 milhões de visitas em 2015. 

Segundo o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, “2015 foi um ano marcado pela acentuada melhoria nos resultados operacionais e pela consolidação da nossa performance financeira. Ao nível do desenvolvimento de novos projetos, foi um ano de oportunidades de crescimento do negócio com o anúncio do primeiro investimento no mercado colombiano e avanços significativos em projetos relevantes na Roménia e Marrocos. Em 2016 procuraremos consolidar a nossa presença no Norte de África e noutros mercados emergentes, mantendo o nosso foco na estratégia de capital light e na prestação de serviços a terceiros”. 

Desenvolvimento de novos projetos, valorização do portefólio e prestação de serviços 

A Sonae Sierra prossegue a sua estratégia de maior exposição a novas oportunidades de desenvolvimento, de valorização dos ativos e de prestação de serviços a terceiros. 

O investimento em projetos em desenvolvimento duplicou, com os avanços do ParkLake (Roménia), Cúcuta (Colômbia), Zenata (Marrocos), Málaga Designer Outlet (Espanha) e a expansão do NorteShopping (Portugal).

O desenvolvimento do ParkLake, um investimento de €180 milhões em 70.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), prossegue a bom ritmo e conta já com 93% da área comercializada e/ou comprometida. O contrato de financiamento foi assinado no terceiro trimestre de 2015 e a inauguração do centro está prevista para setembro de 2016.

A Sonae Sierra anunciou em 2015 o primeiro investimento na Colômbia, através da aquisição de um terreno em Cúcuta, onde será construído um novo centro comercial com 45.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), num investimento de €47 milhões com abertura prevista para 2017.

Destaque ainda para o desenvolvimento do Centro Comercial Zenata (Marrocos), um investimento de €100 milhões para mais de 250 lojas em 90.000 m2 de ABL, e do Málaga Designer Outlet (Espanha), que representa um investimento de €115 milhões para 30.000 m2 de ABL, dois projetos com abertura prevista para 2017.

Na área de prestação de serviços de desenvolvimento foram assinados 24 contratos com clientes em onze geografias, nomeadamente em Itália, Rússia, Turquia e Tunísia, onde a empresa concretizou o seu primeiro contrato.

Foram, também, assinados um total de 13 contratos de prestação de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais de terceiros. Importa ainda assinalar o arranque da prestação de serviços em 7 centros comerciais: na Alemanha, Roménia, Espanha e Turquia. 

De salientar o acordo firmado com a Generali Real Estate para o desenvolvimento, gestão e comercialização do complexo multiusos CityLife, um destino de retalho único, inovador e premium, localizado em Milão, Itália. 

Desenvolvimento de novos projetos, valorização do portefólio e prestação de serviços

A Sonae Sierra prossegue a sua estratégia de maior exposição a novas oportunidades de desenvolvimento, de valorização dos ativos e de prestação de serviços a terceiros.

O investimento em projetos em desenvolvimento duplicou, com os avanços do ParkLake (Roménia), Cúcuta (Colômbia), Zenata (Marrocos), Málaga Designer Outlet (Espanha) e a expansão do NorteShopping (Portugal).

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.