16 maio 2016

Montepio prevê encaixar até 500 milhões com venda de activos em 2016


A venda de imóveis, participações financeiras e crédito malparado deverá permitir ao Montepio arrecadar entre 400 e 500 milhões de euros este ano. A maior parte deste valor deverá vir da alienação de imobiliário. A Caixa Económica Montepio Geral espera arrecadar entre 400 e 500 milhões de euros este ano com a venda de imóveis, participações financeiras e crédito malparado, adiantou José Félix Morgado, presidente da instituição.


A maior parte deste encaixe deverá vir da alienação de imobiliário. Tendo em conta que, nos primeiros três meses do ano, o Montepio arrecadou 60 milhões de euros com a venda de imóveis, existe a expectativa de que no conjunto do ano os proveitos gerados por estes activos atingiram 240 milhões de euros. No total, o a instituição tem actualmente 800 milhões de activos imobiliários em carteira.

Relativamente às participações financeiras, depois de ter vendido o Montepio Seguros à associação mutualista que é o seu accionista único, a caixa económica está a negociar a alienação do Montepio Crédito ao fundo britânico Cabot Square, investidor que está ainda a ultimar a compra do ActivoBank.

"É um negócio que pode ser fechado ou não. Depende se se conseguirem acordar as condições adequadas", garante Félix Morgado.Finalmente, o Montepio pretende também continuar a vender carteiras de crédito malparado. Transacções que o presidente da instituição admite que gerem "perdas residuais", mas que terão "zero de impacto no capital".

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.