19 dezembro 2016

CGD tem disponíveis 30 milhões de euros de reembolsos do JESSICA para aplicar na reabilitação



A Caixa Geral de Depósitos tem disponíveis mais de 30 milhões de euros para aplicar novamente em projetos de reabilitação e de renovação urbana, que resultam dos reembolsos dos empreendimentos financiados pelo programa JESSICA.


De acordo com Rui Soeiro, coordenador responsável pelo fundo JESSICA, da CGD, “os reembolsos estão a ser muito rápidos, especialmente nos projetos destinados ao turismo”. Acrescenta que os promotores “já estão a liquidar os empréstimos”. 

Presente na conferência de abertura da Semana da Reabilitação, realizada recentemente no Palácio da Bolsa, no Porto, Rui Soeiro destaca que o Norte foi a região do país que apresentou a maior dinâmica na aplicação dos fundos disponibilizados pelo JESSICA. “Cerca de 40% das verbas do JESSICA foram aplicadas no Norte”, diz. 

Por esse motivo, é o Norte que tem também um montante superior de verbas já reembolsadas para aplicar. Ou seja, segundo o responsável da CGD, neste momento, o Norte tem 14 milhões de euros, o Centro, 7,5 milhões de euros, e o Alentejo, 9 milhões de euros”. 

Contudo, à verba dos 30 milhões de euros dos reembolsos são acrescentados mais 50% de capitais da CGD, duplicando assim o montante de financiamento para projetos de reabilitação, para cerca de 60 milhões de euros. 

O JESSICA (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas) é um instrumento de engenharia financeira, promovido pela Comissão Europeia, e desenvolvido pelo Banco Europeu de Investimento, com o apoio do Banco Europeu para o Desenvolvimento.

De acordo com a organização, a Vida Imobiliária/Promovi, a Semana da Reabilitação, que decorreu no Palácio da Bolsa de 7 a 13 de novembro, registou a maior afluência de sempre na Invicta, quase duplicando o número de participantes face ao ano passado. 

“Mais de 4500 pessoas visitaram o Palácio da Bolsa, participando em cerca de duas dezenas de conferências, tertúlias, workshops e exposições, onde intervieram mais de 120 oradores. Somam-se ainda as mais de 80 crianças e suas famílias que, no sábado, dia 12, participaram no atelier de arquitetura para os mais pequenos, Arkiplay”, destaca a organização. 

No total, aproximadamente 60 entidades – entre empresas, universidades, ordens profissionais e associações, autarquias e outros organismos públicos – associaram-se à IV Semana da Reabilitação Urbana Porto, participando na coorganização dos eventos âncora da iniciativa e na realização de ações de contacto e mostra de soluções integradas no espaço expositivo que complementou a agenda. 

Nesta edição, o evento reforçou o seu âmbito internacional, apostando na integração, no bloco de conferências âncora, de duas sessões coorganizadas com as Câmaras de Comércio Luso-Francesa e Luso-Britânica, iniciativas que atraíram, pela mão da primeira entidade, uma missão de cerca de 60 investidores franceses interessados em investir no Porto. 

O foco internacional da Semana da Reabilitação Urbana ficou ainda patente na presença de diversos oradores estrangeiros e apresentação de “case-studies” de outras cidades europeias na reabilitação urbana.

Fonte: Vida Económica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.