30 janeiro 2017

Novembro foi o mês mais rápido de sempre na venda de casas


De acordo com o Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflete a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal, desenvolvido em parceria com a REVConsultants, o último trimestre de 2016 apresentou uma oscilação entre o otimismo renovado (outubro, com um índice de 0.622, e dezembro, com 0.529) e um intercalado tom de arrefecimento.


A depressão registada em novembro (IMI de 0.426) parece ser já uma tendência deste mês, uma vez que reflete valores semelhantes ao período homólogo. De salientar que o mês de novembro registou o tempo médio de venda de imóveis mais baixo desde o início da série (julho de 2012), com 6,7 meses.


Em termos de média anual, 2016 pautou-se por períodos de absorção dos imóveis por parte do mercado inferiores aos de 2015: 8,2 meses para venda (vs 10,7 em 2015) e 3,1 meses para arrendamento (vs 3,4 em 2015). O terceiro trimestre registou prazos inferiores à média, tendo acabado o ano com uma média de 7,5 meses para venda, e 2,4 meses para arrendamento.

No fecho do ano de 2016, destacaram-se os seguintes indicadores:
  • 48% das empresas de mediação imobiliária inquiridas mencionaram a manutenção do novo produto em carteira;
  • 54% dos inquiridos mencionou que se registou a manutenção das visitas efetuadas;
  • 25% referiu um aumento médio do número de imóveis transacionados (vs 56% que indicam manutenção e 19% diminuição);
  • Em média, 55% dos inquiridos considera ter havido um comportamento estável da sua atividade e 30% mencionam um desenvolvimento positivo;
  • 54% das empresas de mediação imobiliária mencionaram um aumento dos preços dos imóveis. 
No período em análise (entre os dias 2 e 6 de janeiro de 2017), entre os principais obstáculos que norteiam a atividade de mediação imobiliária, destacaram-se:
  • Instabilidade no Mercado de Trabalho;
  • Desadequação do produto imobiliário existente em relação à procura;
  • Diminuição do poder de compra.
No comunicado de imprensa é ressalvado ainda que, no que concerne ao dinamismo da atividade, os participantes no IMI registaram um comportamento mais otimista no mês de dezembro, com cerca de 60% a anteciparem um desenvolvimento positivo da atividade no curto prazo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.