26 fevereiro 2017

Edifício EDP no Porto com 91% do espaço acessível e inclusivo


A sede da EDP no Porto foi avaliada pela Places4all, obtendo um grau de Acessibilidade Universal de 91%, contribuindo assim para a inclusão das pessoas com deficiência. A energética nacional passou por um rigoroso processo de avaliação que resultou na atribuição do dístico que classificou as condições de acessibilidade universal do edifício no Porto e que assegura a todos uma igual oportunidade de uso, de uma forma direta, imediata, permanente e o mais autónoma possível.

Através da sua área de Diversidade e Inclusão, a EDP tem vindo a desenvolver iniciativas que visam promover e incorporar uma cultura de diversidade e inclusão, baseada no respeito pelo ser humano, que esteja presente na identidade do grupo e na gestão dos seus colaboradores e que sirva como referência para a atuação interna e externa da organização.

Nesse sentido, e associada à missão da Places4all, a empresa passou por um rigoroso processo de avaliação no seu edifício do Porto.

Através do Sistema de Classificação de Acessibilidade Universal é possível indicar as melhorias necessárias para que o espaço avaliado se torne mais acessível e cómodo para todos, ao nível físico, sensorial e cognitivo. Embora haja uma análise aprofundada para a população com deficiência, o sistema tem como público-alvo todos os cidadãos, no sentido de disponibilizar informação detalhada das condições de acessibilidade facilitando a capacidade de escolha consciente, uma vez que passam a ter conhecimento prévio acerca das condições que irão encontrar nos quatro ambientes avaliados de cada lugar. Para a empresa, ao responder satisfatoriamente a certas exigências, alarga-se o potencial de inclusão de todos os seus colaboradores e visitantes.

A PLACES4ALL refere ainda em comunicado de imprensa que "podem submeter-se a avaliação os proprietários de espaços abertos ao público ou de empresas que queiram diferenciar-se através das boas práticas em condições de acessibilidade e desenho universal".

Sobre a PLACES4ALL

O Places4All é um Sistema de Classificação de Acessibilidade Universal em lugares e que visa a recolha, classificação e difusão de informação detalhada das condições de acessibilidade física, sensorial e cognitivo para tomada de decisão, promovendo a capacidade de escolha consciente, e que garantem autonomia, segurança e conforto a todas as pessoas, independentemente das capacidades físicas, sensoriais ou cognitivas.

Todo o processo começa com a avaliação detalhada da acessibilidade ao ambiente físico, sensorial e cognitivo em 4 dimensões do lugar (acessos, percurso exterior, percurso interior e bens e serviços), em que é utilizada uma metodologia rigorosa que determina a classificação do grau de Acessibilidade Universal e que disponibiliza um conjunto de recomendações técnicas que podem e devem ser melhorados para garantir as condições necessárias ao utilizador, para que possam ser comunicadas através da marca Places4All a partir do momento da entrega do dístico.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.