As expetativas para 2012 apontam para uma nova redução da área inaugurada, com a estimativa de abertura de apenas dois centros comerciais, o Dolce Vita Braga e o Évora Fórum, que perfazem uma área bruta locável total de 87 250 m2, ou seja, menos 16% que em 2011 e abaixo do volume médio anual dos últimos 10 anos, que se situou nos 226 mil m2.
Primeiro a crise económica internacional e agora a crise da dívida soberana, tem levado muitos retalhistas a analisar de forma muito mais criteriosa o risco do negócio, conduzindo a longos processos de decisão. Este cenário, aliado à maturidade do mercado, tem contribuído para um número cada vez maior de projetos adiados ou mesmo cancelados e tem-se assistido a uma redução significativa do número de projetos novos anunciados pelos promotores.
Os centros comerciais portugueses constituem, nos dias de hoje, um mercado de alta qualidade e dos mais evoluídos em termos europeus. Este fator associado ao elevado número de empreendimentos a nível nacional, bem como à quebra consecutiva no consumo, tem exigido por parte dos promotores adaptações constantes às exigências do mercado. A revitalização, remodelação e ampliação de centros comerciais já estabelecidos, mas menos competitivos, são apostas que poderão verificar-se cada vez mais neste segmento de mercado.
Primeiro a crise económica internacional e agora a crise da dívida soberana, tem levado muitos retalhistas a analisar de forma muito mais criteriosa o risco do negócio, conduzindo a longos processos de decisão. Este cenário, aliado à maturidade do mercado, tem contribuído para um número cada vez maior de projetos adiados ou mesmo cancelados e tem-se assistido a uma redução significativa do número de projetos novos anunciados pelos promotores.
Os centros comerciais portugueses constituem, nos dias de hoje, um mercado de alta qualidade e dos mais evoluídos em termos europeus. Este fator associado ao elevado número de empreendimentos a nível nacional, bem como à quebra consecutiva no consumo, tem exigido por parte dos promotores adaptações constantes às exigências do mercado. A revitalização, remodelação e ampliação de centros comerciais já estabelecidos, mas menos competitivos, são apostas que poderão verificar-se cada vez mais neste segmento de mercado.
Fonte: OJE
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