O Fundo de Eficiência Energética vai financiar investimentos em edifícios de habitação multifamiliar integrados em condomínios, desde que promovam o aumento do desempenho energético, nomeadamente a instalação de sistemas solares térmicos e vãos envidraçados eficientes. A dotação total para o aviso Condomínio.E é de cinco milhões de euros, anunciou a Adene - Agência para a Energia.
Segundo informação disponibilizada pela agência, podem candidatar-se as empresas de Serviços Energéticos (EE) ou outras que representem condomínios ou condóminos. A apresentação das candidaturas processa-se por concurso mediante submissão de candidaturas no site do Fundo de Eficiência Energética até 1 de junho de 2012.
As medidas sugeridas não deverão ultrapassar a duração máxima de doze meses para a respetiva execução.
A informação da Adene refere ainda que este aviso apoia as medidas do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética, enquadradas na área Residencial e Serviços, nomeadamente as medidas Janela eficiente e Microprodução térmica.
A redução do consumo energético nos edifícios é crucial, uma vez que estes representam um terço dos consumos de energia final do País. A instalação de painéis solares térmicos pode reduzir até 70% os custos em energia para a produção de água quente para uso doméstico. A utilização de vãos envidraçados eficientes permitirá reduzir em cerca de 30% as necessidades de aquecimento ao eliminar as perdas de calor.
Fonte: OJE
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.