02 junho 2012

Contração dos preços de habitação em Portugal abranda em abril

O Índice Confidencial Imobiliário (ICi) para Portugal (Continental) evidenciou uma desvalorização dos preços de habitação de 0,2% em abril, representando esta performance uma melhoria face ao mês de março, no qual a variação mensal havia sido de -0,5%.

Assim, ainda que a tendência de quebra de preços verificada desde inicio do ano se tenha mantido em abril, o ICi denotou, neste mês, um abrandamento do ritmo de contração dos preços das casas no nosso país.



A habitação nova foi o principal motor deste abrandamento, com os preços das casas novas a caírem -0,2% em abril face ao mês anterior, recuperando dos -0,8% de variação mensal atingida em março. No caso dos fogos usados, a nota foi também de recuperação, atingindo-se uma desvalorização mensal de 0,1% em abril, o que compara com os -0,3% registados em março.

Em termos homólogos, o cenário manteve, contudo, uma tendência de agravamento. Em abril, a variação homóloga foi de -1,8%, mais do que os -1,6% de quebra homóloga registados em março. Também nas casas novas, os preços desvalorizaram de forma mais acentuada em termos homólogos, fixando-se nos -3,8%, uma agravamento de 2,2 pontos percentuais face a janeiro. No caso dos fogos usados, a nota foi também de agravamento, passando de uma variação homóloga de -0,1% em fevereiro para -0,4% em abril.

No ICi para a Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o comportamento dos preços da habitação foi semelhante ao registado para o total do mercado nacional. A taxa de variação mensal manteve-se negativa (-0,2%) em abril, mas melhorou face aos meses prévios. Já em termos homólogos, o agravamento continuou o seu percurso, com os preços das casas na AM Lisboa a caírem 2,2% face a abril de 2011, o que evidencia uma queda de 0,8 pontos percentuais nas taxas homólogas entre janeiro e abril deste ano.

Fonte: Ci

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.