25 julho 2012

Worx: A importância de uma decisão informada


Por Sofia Norton de Matos *

São cada vez mais as empresas que reconhecem a importância da existência de um departamento de arquitetura numa consultora imobiliária. Este presta um serviço essencial aos clientes aquando da procura de um novo espaço para as suas instalações, quer se trate efetivamente de uma mudança ou remodelação das áreas ocupadas.

Muitas vezes, os clientes têm requisitos cuja implementação depende em muito do serviço oferecido por um departamento especializado, pois este sabe aconselhar e orientar na organização do espaço, nas áreas necessárias para o número de postos de trabalho exigidos, na ligação estratégica dos vários departamentos de uma empresa, entre outros. Hoje, o uso mais eficiente dos espaços e a redução de áreas arrendadas podem poupar anualmente milhares de euros em despesas fixas a uma empresa, entre valores de renda e consumíveis, o que faz sentido na época em que vivemos.

Quando solicitado, o serviço do departamento de arquitetura poderá reorganizar toda a estrutura interna de uma empresa, contribuindo não só para essa redução de custos, mas também para a atualização na forma de trabalhar, de acordo com os novos padrões dos escritórios. Estes novos padrões de trabalho passam pela partilha de postos de trabalho não individualizados (sobretudo no caso de colaboradores ou consultores que não passam o dia inteiro no escritório), reduzindo o número de gabinetes e áreas de open space, pela utilização de áreas informais de estar ou pequenas salas de trabalho para duas ou três pessoas, e pela colocação de phone booths (pequenas zonas privadas para telefonemas) no meio de áreas maiores de open space. Estes novos conceitos e formas de estar no escritório são até uma vantagem na melhoria da convivência e colaboração entre pessoas do mesmo ou entre diferentes departamentos.

A apresentação de layouts preliminares e a planificação de alternativas ajudam o cliente a tomar uma decisão acertada quando se trata de mudar ou não de instalações, de aumentar ou reduzir áreas, de atualizar e organizar o espaço de trabalho. A adaptação das necessidades de cada cliente é valorizada desde o princípio e é uma das principais componentes para o sucesso deste serviço. Compreender como o cliente funciona, como a organização trabalha, os seus objetivos empresariais e coletivos, são fatores chave para uma relação profissional e para a eficiência e competência de um departamento de arquitetura associado ao departamento comercial numa consultora imobiliária, proporcionando assim um serviço, o mais completo possível, de tenant representation (representação do cliente na procura de instalações).

* Arquiteta

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.